Mesmo com a retomada do abastecimento na maioria dos pontos em Porto Alegre afetados pela manutenção programada por parte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), ocorrida da última segunda à terça-feira, muitos moradores ainda relatavam falta d’água na manhã desta quarta-feira. As obras no sistema de abastecimento Menino Deus deixaram, ao todo, 480 mil pessoas em 43 bairros sem água desde a noite de segunda-feira até o final da tarde de terça.
O órgão, que relatou ter antecipado os reparos em quatro horas ainda na noite de terça, informou que o retorno é gradual, no decorrer desta quarta. Na região do Mato Sampaio, bairro Bom Jesus, na zona Leste, não foram poucas as reclamações de pessoas com torneiras vazias ou com um filete de água apenas. Com dois filhos pequenos em casa, a doceira Daniela Santos da Silva, que relatou não estar conseguindo trabalhar, disse ainda não conseguir tomar banho desde terça-feira, além de contar com a pia repleta de louças sujas.
Ela contou ter conseguido reservar água em bombonas antes da falta d’água, porém se sentia frustrada por não haver o retorno do abastecimento ainda. “A gente gasta o menos possível pra não faltar. Pra tomar, compramos. E para comer, somente miojo e pão, damos uma mistura para as crianças e é isso”, comentou ela, que é mãe de Matheus, 12 anos, e Anderson, 6.
GALERIA DE FOTOS: Bairros sem água
Neste ano, segundo Daniela, que mora há 18 anos na área, é a primeira vez que falta água por tanto tempo, acrescentando que no verão, as falhas no abastecimento são constantes. “A gente nunca toma essa água da torneira porque ela vem suja e amarelada. E também não dá para enxaguar a roupa, porque com a água fraca, pode estragar a máquina de lavar”. Para o uso do banheiro, a água que está nos galões é utilizada.
Conforme o Dmae, havia a possibilidade de extensão do prazo da retomada do abastecimento em pontos mais altos e distantes do sistema. O órgão também disse que a manutenção havia sido informada com bastante antecedência, na última sexta-feira, e que não houve contratempos. Ao todo, seis serviços foram executados durante a parada do sistema, com o objetivo de qualificar o abastecimento da região antes da chegada do verão. E ainda, em caso de persistência da falta d’água, a população deve registrar protocolos no número 156, opção 2.
Leia nota completa do Dmae
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reitera que, conforme informado previamente, a normalização do abastecimento no Sistema Menino Deus acontecerá no decorrer da quarta-feira, 22. O retorno da água é gradual, levando mais tempo nas áreas distantes e/ou altas. Em caso de persistência da falta d’água, a população deve registrar protocolos no Sistema 156, por meio da opção 2.