Cidades

Moradores da região das Ilhas reclamam de alagamentos

Na Ilha da Pintada, água invadiu a rua Nossa Senhora da Boa Viagem

Moradores convivem com alagamentos desde a semana passada no bairro Arquipélago
Moradores convivem com alagamentos desde a semana passada no bairro Arquipélago Foto : Maria Eduarda Fortes

Quatro dias após a passagem do ciclone extratropical, que provocou enchentes e alagamentos, os moradores da região das Ilhas, em Porto Alegre, começam a retomar a rotina. Na Ilha da Pintada, o cenário nesta segunda-feira era semelhante ao do dia anterior. Como o nível das águas do Guaíba no Arquipélago está demorando a voltar a normalidade, a população convive desde a semana passada com um alagamento em um trecho da rua Nossa Senhora da Boa Viagem.

Moradores e pescadores alegam que a obra de pavimentação da via realizada há alguns anos prejudica o escoamento sempre chove com intensidade na região. O funileiro Fernando Rodolfo Alves, que mora há 51 anos na Ilha da Pintada, afirma que ao invés de subir o nível da pista, a prefeitura rebaixou parte do trecho. “Quando chove sempre fica alagado, é a parte mais baixa que tem. Quando fizeram a obra de pavimentação, ao invés de subir o nível, baixaram cerca de 30 centímetros, o que provoca mais alagamentos porque a água vem mais fácil”, afirma.

Conforme Alves, até a largura da rua foi reduzida para 4,20 metros. Para passar dois carros, um deles precisa subir na calçada. “Ficou mais estreito do que antes”, destaca. Conforme Alves, os moradores já relataram os problemas para a prefeitura. A previsão de tempo seco, no entanto, deixa o morador otimista. “Está melhorando a situação. Baixou o nível da água, que já esteve no meio fio da calçada”, observa. “Já estamos acostumados com isso”, completa. 

O pescador Valter Joel Garcia da Silva concorda com a análise de Alves e afirma que a obra dificulta o escoamento. “Trabalho desde guri aqui. Saio de barco para pescar, mas essa obra prejudicou o escoamento da água”, avalia. Na Ilha dos Marinheiros, parte dos recicladores da região voltou a ocupar os locais de trabalho. A presença de caminhões transportando lixo na região revelava que o pior, por ora, já passou. Na Ilha das Flores,  ainda havia pontos de alagamento.

A Defesa Civil de Porto Alegre informa que segue monitorando o nível do Guaíba. Na manhã de ontem, a mediação no Cais Mauá indicava 1,89m, o que representava 0,14m a menos do que na sexta-feira. Conforme a Defesa Civil, o nível das águas permanece baixando. A cota de alerta  é de 2,55m e a cota de inundação é de 3m.