Moradores de Cachoeirinha reivindicam isenção de IPTU para os atingidos pela enchente de maio

Moradores de Cachoeirinha reivindicam isenção de IPTU para os atingidos pela enchente de maio

Famílias pedem que o prefeito considere o adoecimento das pessoas, a perda dos bens materiais e o fato de que muitos moradores ainda não conseguiram retornar para suas residências

Fernanda Bassôa

À exemplo de Canoas e São Leopoldo, moradores de Cachoeirinha também querem isenção

publicidade

Uma comissão de moradores de Cachoeirinha, com integrantes dos bairros Parque da Matriz e Jardim América, estiveram no prédio da prefeitura nesta semana solicitando novamente ao prefeito Cristian Wasem a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os moradores que foram atingidos pela enchente de maio.

O porta voz do grupo, Elenilso Portela diz que, considerando o adoecimento psicológico das pessoas, a perda dos bens materiais, além dos moradores que ainda não conseguiram retornar para suas residências, considerando ainda as pessoas que ainda não conseguiram arrumar a moradia ou adquirir os móveis danificados pelas águas pela falta do recurso financeiro, a prefeitura deveria se sensibilizar e garantir a estas pessoas a isenção, neste ano, do pagamento do imposto.

"As pessoas estão doentes, não apenas pelas perdas materiais, são perdas de uma vida toda. São perdas vividas por parentes e amigos. A vida ainda não voltou à normalidade. É preciso que o prefeito se sensibilize à exemplo das prefeituras de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo, que isentaram o pagamento para os moradores que estavam na mancha de inundação", disse Portela, mencionando que o valor cobrado pelo IPTU em média é de R$ 700.

Em contato com a prefeitura de Cachoeirinha, o prefeito informou que após ouvir as demandas da população, determinou a criação de um Grupo de Trabalho (GT 01/2025) com o objetivo de avaliar a viabilidade de remissão tributária aos imóveis em questão. O GT terá encontros semanais e a expectativa é que os encaminhamentos legais necessários estejam prontos para serem enviados à Câmara de Vereadores logo após o fim do recesso Legislativo.

A Defesa Civil municipal está fazendo o levantamento de quantos imóveis podem ser beneficiados pela medida. A reunião foi acompanhada pelo prefeito, pelo chefe de Gestão Administrativa Fernando Medeiros e pelo chefe de Gabinete Nelson Martini.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895