Moradores de comunidade do bairro Humaitá recebem geladeiras
A ação faz parte de um projeto elaborado após a enchente pela CEEE Grupo Equatorial
publicidade
O Humaitá, na zona Norte de Porto Alegre, foi um dos locais mais atingidos pela enchente de maio. A comunidade de Santo André está situada no bairro há mais de 50 anos. Segundo a líder comunitária Vanessa Camargo da Silva, o local que abriga mais de 400 famílias e cerca de 2 mil pessoas enfrenta desafios significativos, exacerbados por condições precárias de infraestrutura e pouca assistência pública.
Na manhã desta quarta-feira, 80 pessoas da comunidade foram contempladas com geladeiras entregues pela CEEE Grupo Equatorial. De acordo com Vanessa, a ação trouxe alívio para muitos moradores, especialmente aqueles que perderam tudo durante as enchentes. “A maioria dos moradores aqui vive da reciclagem, e essa ajuda foi crucial para a nossa comunidade carente”, afirmou.
A líder comunitária considerou que ação é uma forma de “lembrar que a comunidade existe e que ainda enfrenta problemas sérios, como esgoto a céu aberto”, que, segundo Vanessa, fica interrompido sempre que chove, causando transtornos, especialmente nas áreas mais baixas. Vanessa também ressaltou que muitos moradores gostariam de sair da localidade se houvesse uma proposta viável. “Estamos esperando por essa oportunidade”, destacou.
Maria de Lourdes mora há mais de três décadas na comunidade. “Eu tenho geladeira, mas agora fiquei mais feliz ainda que eu ganhei uma nova, graças a Deus. Minha casa não foi atingida pela enchente, mas fiz o cadastro e graças a Deus deu certo”, disse contando que a sua geladeira antiga será doada para quem não tem.
Ariana Souza, de 27 anos, também ganhou uma geladeira. Ela contou que por pouco a sua casa não foi atingida pela enchente e que vai doar o equipamento antigo para a sua mãe.
Iliovete Branco, tem 55 anos e também mora no bairro há mais de 30 anos. Ela contou que teve a sua casa totalmente destruída pela enchente, e que mesmo a sua geladeira tendo ficado submersa voltou a funcionar e agora ela vai doar para o filho. “Eu me senti recompensada. Depois de tudo que a gente passou, né, tem que ser recompensado com alguma coisa”, disse.
A entrega das geladeiras faz parte de um projeto da CEEE Grupo Equatorial elaborado após as enchentes e aprovado pela Aneel, para o investimento de R$ 10 milhões na aquisição e a distribuição das geladeiras.
O analista de operações do Programa de Eficiência Energética da CEE Grupo Equatorial, Jonatan Silva explicou que serão distribuídas 2.700 geladeiras, em nove cidades do RS. Em Porto Alegre, as entregas serão realizadas no Humaitá e no bairro Sarandi. Silva observou que além das geladeiras, dentro do projeto está 13,5 mil trocas de lâmpadas comum para as de LED e a instalação de 2,7 mil chuveiros eficientes, para famílias afetadas pela catástrofe meteorológica.