Moradores de Cruz Alta estão sem abastecimento de água desde sábado

Moradores de Cruz Alta estão sem abastecimento de água desde sábado

Problema eletromecânico na captação, na localidade de Lajeado da Cruz, ocasionou situação que tem previsão da Corsan de normalizar até a madrugada desta terça-feira

Correio do Povo

publicidade

Louças empilhando na pia, pessoas sem roupas limpas para vestir, sede começa se tornar um preço alto para se pagar. Cerca de 60 mil habitantes de todos os bairros do município de Cruz Alta, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, estão sem água desde o final do último sábado. Um problema eletromecânico na captação, na localidade de Lajeado da Cruz, deixou a cidade desabastecida. As escolas da rede municipal precisaram cancelar as suas atividades nesta segunda-feira.

Esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que a cidade enfrenta essa situação. A prefeita Paula Facco Librelotto (MDB), divulgou uma nota, ainda na noite de domingo sobre a falta de água e as medidas que seriam tomadas. “Estamos acompanhando o trabalho da Corsan e já realizamos notificação cobrando ações enérgicas da empresa”, informou, inclusive, acrescentando que falaria com o presidente da Corsan sobre a situação da falta de água em Cruz Alta.

Caminhões pipas da prefeitura e do exército são usados para abastecer órgãos públicos essenciais, como hospitais, UPA e asilos. As estratégias de saúde da família fazem acolhimento e atendimento de urgências, enquanto a farmácia pública municipal atende em horário normal. Setores não essenciais da prefeitura trabalham em home office ou escala de plantão. A Secretaria de Desenvolvimento Social de Cruz Alta e o aplicativo Garupa estão levando água para as pessoas acamadas ou que tenham dificuldade de locomoção. Para solicitar a entrega é preciso entrar em contato pelos telefones: 55 3322-8696 ou 55 99145-1661.

A Corsan explica que a situação, que só afeta Cruz Alta, é decorrente do rompimento de uma junta elástica e a consequente entrada de água nos motores da captação. Segundo a empresa, em decorrência da substituição de motores, a normalização do serviço está prevista para ocorrer durante a madrugada desta terça-feira, dia 28. Tanto o motor principal reserva como o reserva ficaram danificados, e um terceiro equipamento foi deslocado da Grande Porto Alegre até a captação de Cruz Alta, onde está sendo montado e deverá entrar em funcionamento na noite desta segunda-feira.

Para amenizar o problema, a companhia também providenciou o abastecimento emergencial por meio de caminhão-pipa para alguns pontos essenciais de atendimento ao público, como hospitais e creches. A companhia não tem a estimativa do número exato de clientes efetivamente afetados, pois muitos imóveis têm reservatório domiciliar - caixa d’água - e, por isso, não ficam desabastecidos.

Água disponível

Várias instituições, igrejas e empresas estão disponibilizando água para a população de Cruz Alta. Confira os locais:

Escolas municipais (até as 17h30 ou enquanto houver água nos reservatórios)

- Bruno Aquino

- Dorvalina Madruga

- Dona Amélia

- Claudino Albertoni

- Maria Gessi

- Francisco Puppo

- Castelo Branco

- Professor Nadal

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (retirada pode ser feita até as 18h em três endereços):

- Rua João Manoel, 753 (Centro)

- Rua Carlos Perugino de Mello, 60 (bairro Conceição)

- Rua Alberto Rosa, 704 (bairro Petrópolis).

Instituições

Clube Internacional (Sede Campestre) – até as 18h30

Clube Arranca – até as 22h.

Sindicato Rural (Parque de Exposições) – até as 20h.

Clube Grêmio (Sede Campestre) – até as 20h.

Clube Cruzaltense (fundos) – até as 22h.

Escolas estaduais (até as 17h30 ou enquanto houver água nos reservatórios)

- Major Belarmino Côrtes

- Hildebrando Westphalen

- Maria Bandarra

- Eliza Brum de Lima

- Catharino Azambuja


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895