Moradores de Dois Irmãos reclamam de alterações na Cascata São Miguel

Moradores de Dois Irmãos reclamam de alterações na Cascata São Miguel

O relato é de forte cheiro e acúmulo de resíduos; prefeitura realiza vistoria no local

Stephany Sander

A cascata não é considerada própria para banho

publicidade

Preocupados com um dos pontos turísticos mais tradicionais do município de Dois Irmãos, moradores procuraram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para relatar um forte odor na Cascata São Miguel. Situada na divisa com o município de Ivoti, o local concentra parte do leito do arroio Feitoria, que pode estar recebendo efluentes domésticos sem tratamento.

Segundo Moacir Werner, que mora na região, o cheiro forte se intensificou nas últimas semanas. "Tem muito lixo aqui na região da cascata, não sei se isso vem pelo arroio ou tem gente que larga aqui, mas a água também está diferente", afirma. De acordo com a administração municipal, porém, o bairro São Miguel conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto, licenciada, onde a cada trimestre são coletadas amostras da água do arroio e, segundo os resultados a água, não está contaminada. Entretanto, a cascata não é considerada própria para banho.

Ainda segundo a prefeitura, o Departamento de Meio Ambiente está vistoriando o local, em pontos diferentes, a fim de encontrar possíveis fontes de poluição ou ainda o lançamento irregular de efluentes. O Executivo reforça que denúncias anônimas podem ser registradas pelo telefone (51) 3564-8817 ou ainda pelo e-mail meioambientedi@gmail.com. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895