Moradores de Gravataí reivindicam pavimentação e qualidade de vida

Moradores de Gravataí reivindicam pavimentação e qualidade de vida

Famílias convivem com barro em dias de chuva e excesso de poeira quando faz sol<br />

Fernanda Bassôa

Na rua Itu, os problemas da via comprometem a circulação

publicidade

Moradores dos bairros São Jerônimo, São Vicente e Cruzeiro, em Gravataí, têm em comum uma reivindicação. Famílias que residem nas ruas Itu, Osvaldo Ferreira, Rússia e Suécia, há anos questionam o Executivo sobre a falta de condições de trafegabilidade. A vendedora Marta dos Santos, 45 anos, diz que a situação na Itu é tão ruim, que toda semana tem carro quebrado na vizinhança. "As pessoas já não querem ir na tua casa, te visitar. Motoristas de aplicativo largam a gente na esquina. Os serviços já não chegam mais na porta de casa, em virtude do descaso do poder público."

No inverno, segundo Marta, o barro, o lodo e os buracos com poças d'água tomam conta da via, deixando muitas vezes os moradores ilhados. “Em dias mais quentes e secos, a gente tem que ficar encerrado dentro de casa por causa da poeira.” Nos últimos 2 anos, conforme a moradora, a patrola foi vista uma vez na vizinhança fazendo o nivelamento da rua de terra. “Essa semana, vieram novamente. Colocaram mais terra e cascalho, deixando a situação ainda pior. Será que a prefeitura não entende que a gente precisa é de asfalto? Queremos qualidade de vida.”

O vidraceiro e motoboy Anderson farias, 35 anos, destaca os prejuízos que a comunidade tem pela ausência da pavimentação. “Quando o carro não está coberto pelo pó, está estragado por causa da sequência de buracos que enfrentamos até chegar em casa. Queremos asfalto, queremos pavimentação, meio-fio e sinalização." Ele lembra que a Itu é rua de acesso a uma das avenidas mais importantes da cidade, a Dorival Cândido Luz de Oliveira.

A Prefeitura de Gravataí informou que a rua Itu já está recebendo obras de "reparo e manutenção" realizadas pelas equipes da Secretaria de Obras. As demais vias, já estão no cronograma de trabalho da secretaria e devem receber operários e máquinas em breve. Nenhum projeto de pavimentação das vias foi informado.  



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895