Moradores de Pelotas recebem materiais de construção e limpeza para trabalho pós-enchente

Moradores de Pelotas recebem materiais de construção e limpeza para trabalho pós-enchente

Itens que foram adquiridos pela iniciativa privada beneficiam 47 famílias da localidade

Angélica Silveira

A entrega dos materiais doados pela iniciativa privada foi realizada pela Prefeitura

publicidade

O Pontal da Barra, no Laranjal, em Pelotas, foi uma das áreas mais castigadas pelas enchentes no mês de maio. Na localidade moram em torno de 60 famílias, em sua maioria pescadores. Para tentar amenizar a situação foi realizada uma parceria entre a Prefeitura e associados das Associações Rural de Pelotas (ARP) e Comercial de Pelotas (ACP), que arrecadaram itens para a limpeza e também material de construção.

Os kits foram entregues a 47 famílias da localidade. A ação contou com participação da Prefeitura por meio das secretarias de Assistência Social (SAS), Habitação (SMHRF) e Defesa Civil. A doação só foi possível em razão ao estado de calamidade que o município se encontra conforme decreto publicado no mês de maio, durante a fase mais aguda da crise climática.

Novas ações de entrega de material de construção e de kits de limpeza estão previstas nas regiões mais castigadas pelas cheias. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Eduardo Tejada, ainda não é possível estabelecer um cronograma em função da falta de estoque no comércio da cidade. “Muito material que precisamos distribuir já foi comprado, mas temos que aguardar a entrega por parte dos fornecedores do comércio varejista”, justifica.

Cada um dos cem kits de limpeza continham cinco litros de água sanitária, cinco litros de desinfetante, sabão em pó, detergente, esponjas e panos de limpeza. Já entre o material de construção estavam quatro mil tijolos, 50 sacos de cimento, 25 metros de argamassa, 110 telhas de fibrocimento, além de tábuas, caibros, pregos, selador acrílico, portas internas com marco, portas externas, vasos sanitários, pias, torneiras de banheiro e janelas de madeira. Paralelamente, equipes da Secretaria da Assistência Social (SAS) fizeram um levantamento de famílias que permanecem na localidade, já que durante a enchente uma parcela da comunidade optou por residir em outros locais e algumas famílias ainda não retornaram ao Pontal.

Dique do Pontal da Barra

Seguem as obras de restauração e requalificação do dique instalado no Pontal da Barra. Atualmente, a estrutura conta com 3,70 metros de altura e visa proteger o bairro Laranjal do avanço das águas do canal São Gonçalo. A construção tem como objetivo fortalecer e compactar o dique. O valor da obra é de R$ 26 milhões.

Auxílio Reconstrução

A Prefeitura de Pelotas irá promover nesta semana, por meio de uma força-tarefa, um mutirão de atendimento para revisão cadastral dos beneficiários do Auxílio Reconstrução. A iniciativa visa atender os cadastrados que apresentaram inconsistências nos dados de endereço. As notificações serão feitas pelo WhatsPel.

Os beneficiários que se encontram nessa situação deverão comparecer à Ouvidoria Municipal, localizada na Prefeitura, para fazer a revisão dos dados. O atendimento vai ocorrer entre segunda e quinta-feira.

Neste primeiro momento, a revisão será direcionada aos cadastros não aprovados pelo governo federal, que identificou inconsistências nos endereços. Esse processo abre a possibilidade de corrigir as informações no sistema e garantir a continuidade do benefício. Para realizar a atualização, será necessário apresentar documentos como CPF e a conta de luz referente ao mês de maio.

O atendimento será dividido por regiões. Nesta segunda-feira será voltado aos moradores da Colônia Z3, das 8h às 12h. Na terça-feira a ação será voltada para aqueles que residem na praia do Laranjal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na quarta-feira, as localidades contempladas serão São Lourenço, Areal e Centro, das 8h às 12h. Por fim, na quinta-feira, no mesmo horário, moradores do bairro Fragata que tiveram problemas de cadastro poderão procurar a Prefeitura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895