Cidades

Moradores de Porto Alegre e região metropolitana relatam apagão

Há relatos em cidades como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas e Cachoeirinha

Na noite desta sexta-feira, 17, moradores de Porto Alegre e região metropolitana relataram nas redes sociais apagão. “Faltou luz na Unisinos, em São Leopoldo, e na mesma hora minha namorada falou que faltou na casa dela, em Canoas, e meu pai também falou que faltou em Ivoti”, escreveu um usuário da rede social X, o antigo Twitter.

"Porto Alegre rolou apagão, como assim?”, questionou outra. “Apagão do nada em Cachoeirinha”, disse uma internauta. Também há relatos do apagão em Novo Hamburgo. Porém de acordo com os relatos, foram poucos segundo sem luz.

Na terça-feira, 14, vários estados, incluindo o Rio Grande do Sul, enfrentaram um apagão. Na ocasião, O desligamento ocorreu aproximadamente às 0h32min e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O apagão na terça foi desencadeado a partir de um incêndio ocorrido em uma subestação de alto volume situada no Paraná. As chamas atingiram o reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, que desligou toda a unidade de 500 kV (quilovolts).

Sobre o episódio desta sexta-feira, em nota, a RGE disse que “foi registrada uma instabilidade no Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o que causou oscilação no fornecimento de energia para alguns clientes da área de concessão da distribuidora”. A reportagem também procurou a CEEE Equatorial, mas até a publicação desta matéria não teve retorno. O espaço está aberto para manifestação.