Moradores são notificados após manifestação em Santa Maria

Moradores são notificados após manifestação em Santa Maria

O protesto é contra o fechamento da passagem da malha ferroviária na Sete de Setembro

Renato Oliveira

Comunidade promete fazer novos protestos

publicidade

Depois de terem sido notificados pela Justiça, moradores e comerciantes do bairro Perpétuo Socorro, em Santa Maria, prometem fazer manifestações em outros pontos da cidade a fim de alertar autoridades sobre os prejuízos que vêm ocorrendo com o fechamento da passagem de nível da malha ferroviária na rua Sete de Setembro. O grupo iniciava um ato no último final de semana quando foi notificado por um oficial de Justiça, acompanhado de um policial federal, para que não haja o bloqueio do trecho. Uma nova manifestação está prevista para ocorrer na Avenida dos Ferroviários.

A prefeitura fechou o local neste mês atendendo a uma determinação judicial em razão de convênio, firmado de 2004, que previa o fechamento da via em contrapartida à construção do viaduto da avenida Rio Branco. Se não realizasse o fechamento, o município deveria pagar multa de R$ 15 milhões. Na área da passagem de nível, já haviam sido colocados tubos de concreto, bloqueando o local. Na última sexta-feira, a prefeitura instalou barreiras de segurança tipo New Jersey.

Sobre o ato do moradores, em nota a empresa Rumo afirma que respeita o direito de manifestação, desde que não seja dentro dos limites operacionais da ferrovia para garantir a própria segurança das pessoas. “Além disso, o transporte ferroviário de cargas é um serviço público e não pode ser interrompido.” Ainda segundo a nota, a obra do viaduto foi realizada justamente para evitar o conflito rodoferroviário na região e aumentar a segurança da comunidade e da operação ferroviária.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895