Morre ex-prefeito de Gramado, Horst Volk
capa

Morre ex-prefeito de Gramado, Horst Volk

Político de 86 anos será velado na Câmara de Vereadores da cidade a partir das 13h desta segunda-feira

Por
Halder Ramos

Volk foi fundador do Festival de Cinema de Gramado

publicidade

O ex-deputado e ex-interventor federal de Gramado, Horst Volk, faleceu na manhã desta segunda-feira, aos 86 anos de idade. Volk estava internado no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, para tratamento pela queda no número de plaquetas. O velório será realizado na Câmara de Vereadores do município, a partir das 13 horas de hoje. Prefeitura decretou luto oficial de três dias.

Natural de Campo Bom, Volk mudou para Gramado aos 18 anos, em 1952. Recebeu do pai, Ernest Volk, a missão de abrir uma filial da empresa de calçados da família, a E. Volk & Filhos, que deu origem aos Calçados Ortopé, empresa que foi o motor econômico regional durante mais de três décadas. Além da contribuição econômica, a Ortopé fomentou eventos e atividades sociais de Gramado, contribuindo financeiramente por muitos anos com o Festival de Cinema e na reforma do Cine Embaixador, que passou de 650 lugares para 1.050 assentos.

O legado de Volk, no entanto, extrapolou as fronteiras empresariais. Ele participou ativamente da vida política e social de Gramado. Em 1963, foi eleito vereador. No governo militar, foi nomeado interventor federal em 1969. Na gestão de Horst na Prefeitura de Gramado, foi criado o Festival de Cinema, em janeiro de 1973. Depois, em 1982, foi eleito deputado estadual. Em 1983, foi secretário estadual de Turismo no governo de Jair Soares.