Motoristas estão isentos da tarifa do Estacionamento Rotativo em Canoas

Motoristas estão isentos da tarifa do Estacionamento Rotativo em Canoas

Gratuidade é por tempo indeterminado e ocorre por causa do fim do contrato de concessão da empresa Rek Parking

Fernanda Bassôa

publicidade

Motoristas que estacionarem seus veículos nas vagas da área central de Canoas, na Região Metropolitana, estão isentos da tarifa de R$ 1,25 do estacionamento rotativo a partir de agora. No entanto, mesmo sem a cobrança, os veículos estacionados devem respeitar o período da rotatividade de até, no máximo, duas horas no mesmo local. A gratuidade é por tempo indeterminado e ocorre por causa do fim do contrato de concessão da empresa Rek Parking, que encerra suas atividades em Canoas. 

Os agentes de trânsito estarão fiscalizando a rotatividade dos automóveis e orientando os motoristas. O titular de Trânsito e Mobilidade, Marcos Daniel, destaca que o fim da cobrança é temporário e que será retomada com a seleção de uma nova gestora da Área Azul.

“A licitação que norteará as regras para a contratação da futura empresa está sob análise técnica e jurídica pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com a aval do TCE, poderemos promover um certame justo aos participantes e principalmente, defendendo os interesses do município, garantindo legalidade em todas as cláusulas do novo contrato”, ressalta Daniel. 

Ele explica que não haverá mais o tíquete de estacionamento e nem o uso do parquímetro. “O controle do tempo ficará a cargo dos agentes de trânsito, assim como funciona atualmente para as motocicletas. Mesmo gratuito, o estacionamento rotativo é regrado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que autoriza os fiscais multar e recolher veículos que ultrapassarem o tempo da rotatividade, caso seja necessário”, salientou Daniel. 

Os motoristas que adquiriram o cartão pré-pago ou possuem crédito de estacionamento pelo aplicativo Rek Pay, podem solicitar a devolução dos valores até o dia 21 de dezembro (pelo email contato@rekpay.com.br ou ainda pelos telefones 0800-6441690 e 3464-0238), ou ainda, optar por ficar com o crédito e usar em cidades como São Leopoldo, Caxias, Canela, Gramado e mais 15 cidades gaúchas onde a empresa explora o estacionamento rotativo pago. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895