Municípios da Fronteira Oeste criam Grupo de Controle Regional à Covid-19

Municípios da Fronteira Oeste criam Grupo de Controle Regional à Covid-19

Uma campanha de conscientização abrangendo toda a região deverá ser lançada

Fred Marcovici

Reunião ocorreu na tarde desta qaurta-feira

publicidade

Buscando agilizar a captação de dados e ampliar o diálogo entre as cidades da região e o Governo do Estado, os 11 municípios da Fronteira Oeste instalaram o Grupo de Controle Regional à Covid-19.

A proposta do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, foi aprovada em reunião da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), realizada nesta quarta-feira, em Alegrete. “Nossas informações e ações de prevenção, enfrentamento e estatísticas precisam estar alinhadas e claras. Não podemos ter dúvidas em relação aos dados de uma localidade para a outra”, disse.

Com a formação do grupo, todos os dados serão trocados instantaneamente entre os municípios que formam a Região R03 - Uruguaiana, a partir da divisão proposta pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Palácio Piratini. Também haverá um alinhamento maior na cobrança e no controle das medidas de restrição, tanto por parte dos agentes e fiscais como dos órgãos de segurança. Os prefeitos deliberaram ainda o encaminhamento de questionamentos ao Governo do Estado sobre os períodos de coletas de dados, de modo a não haver duplicidade nos registros e distorções nos resultados finais.

Uma campanha de conscientização abrangendo toda a região deverá ser lançada pelo grupo, buscando reforçar os cuidados que a população deve assumir para impedir a propagação do vírus e da doença. O encontro contou com a presença dos prefeitos de Quaraí, Mário Raul Corrêa; de Barra do Quaraí, Iad Choli; de Rosário do Sul, Zilase Argemi; de Manoel Viana, Jorge Gustavo Medeiros; de São Gabriel, Rossano Gonçalves; e de Itaqui, Jarbas Martini, além da titular da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), Heili Temp. Uma nova reunião acontecerá dentro desta semana, por meio de videoconferência.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895