Municípios da região Sul deixam de enviar exames para Pelotas

Municípios da região Sul deixam de enviar exames para Pelotas

Recomendação de coordenadoria regional é devido às suspeitas de análise por amostragem

Correio do Povo

Câmara de Vereadores abriu CPI para investigar o caso

publicidade

* Com informações da Agência Brasil

O coordenador regional de Saúde, Gabriel Andina, solicitou que os oito municípios do Sul do Estado (Arroio Grande, Chuí, Morro Redondo, Cerrito, Herval, Amaral Ferrador, Turuçu e Piratini) que têm Pelotas como referência para análise de exames do colo do útero, que suspendam o envio das provas até que a situação seja resolvida. “Sugerimos, mas fica na escolha de cada um, até porque a Prefeitura de Pelotas está contratando um novo laboratório para revisar os exames”, afirma. Para esta sexta-feira, às 14h, está marcada uma reunião sobre o tema em Pinheiro Machado, quando deverá ser decidido o local para onde os exames poderão ser enviados.

No final da manhã de hoje, uma reunião na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL) contou com representantes de prefeituras da região e secretários de saúde. Na tarde desta quinta-feira, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, concederá uma entrevista coletiva sobre o tema.

Câmara investiga o caso

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Pelotas (RS), vereador Marcos Ferreira, também se reúne nesta quinta-feira com o procurador Pedro Henrique Oliveira para tratar de possível fraude em exames pré-câncer no município. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi aberta para investigar denúncias de fraudes em procedimentos realizados pelo laboratório que presta serviço à rede básica de saúde. O objetivo do encontro, na sede do Ministério Público Federal (MPF) na cidade, é pedir a colaboração do órgão com as investigações realizadas pelo Legislativo, incluindo a determinação de que as amostras que permanecem em poder do laboratório.

No início da semana, a prefeita determinou a abertura de uma sindicância para apurar as denúncias feitas pela imprensa local de que exames pré-câncer eram feitos por amostragem. A Secretaria de Saúde enviou solicitações de orçamentos a laboratórios na cidade visando a contratação emergencial e temporária para realização de exames pré-câncer de colo uterino. Os orçamentos devem ser entregues até as 14h de hoje. A abertura dos envelopes está prevista para as 14h30min, sendo vencedora a proposta de menor preço.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895