Municípios da região Sul do RS realizam vacinação em sistema drive-thru

Municípios da região Sul do RS realizam vacinação em sistema drive-thru

Aplicação de doses segue nesta quarta-feira

Angélica Silveira

publicidade

Em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, segue a vacinação contra a Covid-19 no modelo drive-thru durante toda a semana. Nesta quarta-feira a iniciativa é voltada aos idosos a partir de 82 anos, nesta quinta-feira a partir de 81 anos e na sexta-feira a partir dos 80 anos. A imunização ocorre nesta quarta e quinta-feira das 9h às 11h e das 14h às 17h e na sexta-feira das 8h às 11h no posto de saúde do Centro. Para receber o imunizante é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação se possuir. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (53) 3262-1700.

Em São Lourenço do Sul esta quarta-feira será dia de mutirão de vacinação para idosos com 80, 81 e 82 anos. A vacinação ocorre no formato drive-thru em frente a Vigilância Epidemiológica, que fica na lateral da Secretaria de Saúde. A imunização ocorre entre 14h e 17h. Moradores de qualquer bairro ou localidade do interior, nestas faixa-etárias, podem participar da imunização. É necessário apresentar cartão SUS, carteira de vacinação, se tiver, CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. Aqueles moradores da zona rural que não puderem comparecer ao mutirão devem contatar o posto de saúde de sua localidade para realizar agendamento. Todos que estiverem de carro receberão a vacinação em seus veículos, aqueles que estiverem a pé também serão atendidos. Os idosos a partir de 80 anos que estão acamados podem entrar em contato com o posto de saúde do seu bairro ou localidade para agendamento da vacinação que será realizada em casa.

Em Piratini a vacinação segue em todos os postos de saúde do município no sistema drive-thru. “No caso de a vacinação ser presencial é necessário agendamento para evitar filas”, explica a secretária municipal de Saúde, Gerusa Porto. Na cidade estão sendo vacinados idosos de 81 a 84 anos. Na zona rural os idosos estão sendo vacinados em casa, exceto aqueles que vão voluntariamente aos postos de saúde da zona urbana. “Os cadastros no sistema de saúde garantem que todos serão vacinados, mas também temos uma central telefônica para cadastro pelo telefone (53) 99926-2874 para que todos os idosos que quiserem podem se cadastrar”, explica. A central de cadastros funciona no mesmo horário dos postos de saúde, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Em Dom Pedrito, na Campanha, as doses acabaram nesta terça-feira, por este motivo não haverá vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira no Posto Central. Somente serão vacinados aqueles que realizaram agendamento nas UBSs. Nesta quarta-feira deverá ser divulgado o cronograma de aplicação para os idosos que estão aguardando pela segunda dose. Existe a expectativa da chegada de um novo lote de imunizante, mas a Secretaria Municipal de Saúde ainda não recebeu a confirmação oficial da quantidade e data do recebimento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895