Municípios da Serra buscam ampliar o índice de vacinação contra a poliomielite

Municípios da Serra buscam ampliar o índice de vacinação contra a poliomielite

Meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo, que são as crianças de 1 ano a menos de 5 anos

Celso Sgorla

A campanha se encerra em 30 de setembro

publicidade

Os três maiores municípios da Serra apresentam diferentes percentuais de vacinação contra a poliomielite. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo, que são as crianças de 1 ano a menos de 5 anos. A campanha encerra-se em 30 de setembro. Bento Gonçalves alcançou 93,6% da meta, com 4.988 crianças imunizadas. Equipes da Secretaria de Saúde da cidade visitaram 51 escolas do município. “Estamos muito felizes com a ampliação da meta de vacinação, mas ainda precisamos aumentar esse dado e ter a segurança que nossa cidade está protegida contra poliomielite”, diz a coordenadora do setor de Imunizações, Luiza do Rosário.

Em Caxias do Sul, a cobertura está em 41,46%. Equipes das UBSs trabalham na conferência de cadernetas de vacinação de estudantes de escolas do território de cada unidade, bem como de instituições de educação infantil integrantes do Programa Saúde na Escola. Caso constatada alguma dose em atraso, a equipe encaminha aviso aos pais.

Em Farroupilha, até agora, 54,9% do público-alvo foi imunizado. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Paulina Guisso, pede aos pais e responsáveis que levem as crianças até as UBSs para atualização da carteira. “A cobertura vacinal está muito baixa e nós precisamos atingir a meta para termos a segurança de que as nossas crianças não vão adquirir a paralisia infantil, uma doença grave que pode deixar sequelas, principalmente nos membros inferiores, para toda a vida.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895