Municípios do Vale do Sinos têm incentivado, não só o consumo de produtos orgânicos, mas também a criação de hortas urbanas. Em Novo Hamburgo, foi sancionado na sexta-feira o projeto de lei que institui o Programa de Hortas Comunitárias. O texto foi apresentado após uma pesquisa do vereador Betinho Reis, que acredita que a ação trará benefícios para a área social, urbana, de geração de renda e saúde da população.
"O projeto prevê a utilização de terrenos baldios, espaços inocupados e outras áreas de terra disponíveis para a aplicação destas hortas, gerenciadas pela própria comunidade. A ocupação destes espaços proporciona a limpeza de terrenos, evitando tanto o acúmulo de resíduos depositados irregularmente, quanto a proliferação de animais e insetos, melhorando e urbanizando o local", destaca. A Casa da Praça, situada no bairro Ouro Branco, já possui uma horta comunitária há mais de um ano. "Cada um planta o que quer e pode levar o que precisa, contando que regue e cuide do espaço", afirma Paulo Stürmer, um dos representantes do local.
Já em Campo Bom, o projeto Floração Hortas Urbanas, da Secretaria de Meio Ambiente, promove a troca de resíduos orgânicos por mudas de hortaliças, chás e temperos, estimulando ainda a produção caseira. "Cada morador gera cerca de 1kg de resíduos sólidos por dia, sendo a maioria desse lixo reciclável e orgânico, que pode ser compostado, gerando um adubo de excelente qualidade”, detalha o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa.
A troca do material pode ser feita na sede do projeto, na avenida Bibiano Trott, no bairro Metzler, todas as quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e também aos sábados, das 9h às 11h. Os resíduos orgânicos podem ser cascas de frutas, restos de hortaliças, erva mate usada, entre outros. No ato da troca é ensinado ao morador como compostar material orgânico em casa, além dos cuidados básicos para cultivar uma horta.
Municípios do Vale do Sinos incentivam a criação de hortas comunitárias
Novo Hamburgo e Campo Bom têm projetos para a produção de hortaliças em área urbana