O município de Guaíba vive um momento histórico na economia gaúcha e se posiciona entre as melhores cidades para morar e trabalhar no Estado. Segundo o Panorama Econômico de Guaíba 2025, o município registrou o maior crescimento do Estado, com alta de 63,7% no Valor Adicionado Fiscal (VAF), alcançando R$ 16,6 bilhões e ocupando a quarta posição entre as maiores economias do Rio Grande do Sul.
O levantamento também aponta liderança estadual em cinco atividades econômicas, incluindo fabricação de celulose, fibras sintéticas e serviços industriais, além de posições de destaque no comércio e na construção civil. O saldo de empregos formais cresceu 310% em relação a 2024, totalizando quase 19 mil postos de trabalho.
Guaíba também avança na abertura de novos negócios. Ao todo, 3 mil novas empresas foram registradas entre janeiro e setembro, sendo 75% de Microempreendedor Individual (MEI). O tempo médio de abertura caiu para 15 horas, um dos menores do país.
No cenário nacional, o município figura entre os principais exportadores do Brasil e o quinto maior exportador do Rio Grande do Sul. "Esses resultados mostram a força do nosso setor produtivo e o quanto Guaíba está preparada para crescer de forma sustentável", destacou o prefeito, Marcelo Maranata.
- Lançada em Guaíba pedra fundamental do AeroCITI, complexo aeronáutico gaúcho de R$ 3 bilhões
- Guaíba avança com o Projeto “Guaíba Mais Resiliente”
- Assembleia do Orçamento Participativo tem forte adesão da população em Guaíba
- Guaíba retoma audiências do orçamento participativo na próxima segunda-feira