Cidades

Município de Santa Vitória do Palmar contabiliza os estragos provocados pela chuva e ventos fortes

Destelhamentos de residências, quedas de árvores e postes de energia elétrica estão entre os danos causados pela passagem do ciclone

Árvores caíram sobre a Estrada do Hermenegildo, que liga Santa Vitória do Palmar a Pelotas, e na BR 471
Árvores caíram sobre a Estrada do Hermenegildo, que liga Santa Vitória do Palmar a Pelotas, e na BR 471 Foto : Defesa Civil de Santa Vitória do Palmar / Divulgação / CP

A chuva e os ventos fortes que atingiram a cidade de Santa Vitória do Palmar ao longo da madrugada desta quarta-feira, fenômeno provocado pela passagem do ciclone extratropical junto à região sul do País, causou uma série de estragos nos telhados de residências e também pelas estradas, em razão da queda de árvores e postes de energia elétrica. Em 24 horas, o acumulado de chuva foi de 25mm.

De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil do município, Bruno Mena Acosta, duas casas foram completamente destelhadas pela força dos ventos. As ocorrências foram identificadas no bairro Cohab e na área central da cidade. "Fizemos a distribuição de lonas, mas seis moradores precisaram ser encaminhados para a casa de parentes."

Acosta explica que diversas árvores caíram sobre a Estrada do Hermenegildo e ao longo da BR 471, que liga Santa Vitória do Palmar a Pelotas, deixando o trânsito dificultoso em alguns trechos. Três postes de energia elétrica foram derrubados diante da força do vento ao longo da rua Getúlio Vargas, na região do Porto, deixando parte dos moradores sem luz.

"Seguimos de prontidão e com nosso plano de contingência ativo." Na cidade de Uruguaiana, as rajadas de ventos atingiram uma velocidade de 57 km/ hora, provocando a queda de uma árvore sobre o telhado de casa. Ninguém ficou ferido. De acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuva em 24 horas foi de 41mm e os ventos atingiram uma velocidade de 57 km/ hora.

Veja Também