Museu da Casa de Pedra, em Caxias do Sul, retoma atendimento ao público

Museu da Casa de Pedra, em Caxias do Sul, retoma atendimento ao público

O local estava fechado desde dezembro devido ao furto de cabos de luz

Celso Sgorla

A casa foi construída no final do século XIX pelo imigrante Giuseppe Lucchese

publicidade

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Caxias do Sul, o Museu da Casa de Pedra, reabriu para o público depois de passar por restabelecimento de energia elétrica e processo de limpeza. O local estava fechado desde dezembro, quando foi alvo de furto de cabos de luz. A casa é a única remanescente em seu gênero no perímetro urbano do município. Foi construída no final do século XIX pelo imigrante Giuseppe Lucchese e seus filhos, no local então chamado de 9ª Légua.

A construção apresenta pedras assentadas e rejuntadas com barro, aberturas em pinho falquejado e janelas afixadas em tijolos artesanais. Com a expansão urbana naquela região, especialmente dos bairros São José e Santa Catarina, a antiga edificação estava ameaçada. Em 1974, aproximando-se o centenário da imigração italiana no Estado, o município negociou com a família Tomazzoni, então proprietária, comprou a área e instalou o museu. O espaço foi inaugurado em fevereiro de 1975, durante a Festa da Uva. 

A visitação ao museu ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 11h às 17h. No próximo domingo (25), o local estará aberto dentro do rodízio dominical de museus, das 11h às 17h. A Casa de Pedra fica na rua Matteo Gianella, no bairro Santa Catarina.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895