Museu do Trem de São Leopoldo comemora 44 anos com atividades online

Museu do Trem de São Leopoldo comemora 44 anos com atividades online

Programação foi organizada em formato digital devido à pandemia

Stephany Sander

Uma série de vídeos relacionados ao museu serão disponibilizados no Facebook

publicidade

Uma programa especial ocorre em São Leopoldo a partir desta quinta-feira, em comemoração aos 44 anos do Museu do Trem de São Leopoldo. Uma série de vídeos relacionados ao museu serão disponibilizados na página oficial do Facebook, segundo a museóloga e coordenadora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, que salienta a importância deste patrimônio público que guarda a história da cidade, as memórias do desenvolvimento econômico do município. 

“Ao longo de 44 anos o Museu tem se dedicado a salvaguardar o patrimônio ferroviário e impulsionar encontros com esse patrimônio, testemunho não só de uma tecnologia, mas de um acontecimento que mudou a vida cotidiana dos brasileiros, dos leopoldenses em especial,", afirmou destacando que as ações ocorrem até o dia 28 deste mês.

Programação

A programação de aniversário foi organizada em formato digital para que a comunidade possa acompanhar sem sair de casa. Durante este ano, o atendimento do Museu do Trem também precisou ser adaptado devido à pandemia da Covid-19.

Devido às restrições impostas, o local organizou suas rotinas de trabalho com cuidados ao acervo em plantões internos, homeoffice e oferecendo ao público externo atividades e interações pelas redes sociais, “Realizamos importantes ações de acolhimento dos públicos, assim como fizemos o impulsionamento da aproximação entre museus ferroviário brasileiros, sem deixar de cuidar do espaço físico para que o cartão postal da cidade possa sempre ser mirado pelos vizinhos do entorno”, ressaltou a museóloga.

Veja Também

Alice Bemvenuti destacou ainda a abrangência das atividades virtuais que envolveram diferentes públicos: vizinhos do Museu do Trem, ferroviários, museólogos, historiadores, professores, pesquisadores, colecionadores, amantes da ferrovia e curiosos. 

As lives realizadas através do projeto #museudotremLIVE ofereceu atividades diversas, entre elas Ciclo de Debates, Diálogos na web com temáticas que contemplaram: “Museu e Ferrovia”, “Imigração e Ferrovia”, “Fotografia e Ferrovia”, com diversas parcerias entre elas com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, o Ponto de Cultura Ferrinho de Porto Alegre, o Projeto Memória Ferroviária da UNESP e o Comitê Internacional para a Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil). A soma nas redes sociais alcançou mais de 220 mil visualizações até agora.

O Museu do Trem planeja seguir com atividades através das redes sociais e estuda alternativas de visitações com ferramentas digitais. A programação completa de aniversário está disponível no site da Prefeitura de São Leopoldo e nas redes sociais.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895