Museu do Trem de São Leopoldo conta com programação especial

Museu do Trem de São Leopoldo conta com programação especial

Ação celebra os 197 anos do município e 45 anos do museu

Stephany Sander

Serão três atividades virtuais para promover a cultura, informação e debate sobre temas da atualidade e a relação com o Museu

publicidade

O Museu do Trem de São Leopoldo está com uma programação especial para celebrar os 197 anos do município. Serão três atividades virtuais para promover a cultura, informação e debate sobre temas da atualidade e a relação com o Museu. A programação, que integra a São Leopoldo Fest 2021, traz dois encontros do Diálogos na Web com o tema “A Ferrovia e a Imigração”. Nesta quarta-feira, às 15h, será realizado em parceria com o Museu da Imigração de São Paulo o encontro “As migrações internacionais na contemporaneidade e os impactos da pandemia de Covid-19”. O convidado para o debate é o antropólogo e pesquisador do Museu da Imigração, Thiago Haruo Santos, parceiro do Museu do Trem desde a primeira edição do Diálogos na Web realizada em 2020 no projeto #museudotremLIVE.

A diretora do Museu do Trem, museóloga Alice Bemvenuti, afirma que a ferrovia e os deslocamentos humanos envolvem questões como economia, moradia, alimentação, idioma, culturas e aculturamentos, diáspora e saúde. “Em se tratando do século XXI, um dos temas é a Covid-19, portanto vamos explorar a questão a partir das migrações internacionais, resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo”, destaca.

Nesta sexta-feira, às 17h, está programada uma Roda de Memória online com o tema “Vizinhança, comunidade e o Museu” com a participação de Isabella de Bem, Ingrid Marxen, e os ferroviários aposentados Marione Auler e Hélio Bueno. Alice é quem fará a mediação dos eventos que, além de homenagearem o município, fazem parte da programação de aniversário dos 45 anos do Museu do Trem. Os eventos serão transmitidos na página do Facebook do Museu do Trem de São Leopoldo.

No sábado, às 15h, o convidado do Diálogos na Web é o presidente do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Cássio Tagliaro, que vai falar sobre “Museus vizinhos e algumas peculiaridades históricas”. Bemvenuti destaca que este painel abrange os aspectos históricos, com uma atenção especial para alguns desdobramentos impulsionados pela comunidade de São Leopoldo como a criação do Museu do Trem. Interessados em participar dos eventos podem se inscrever no formulário disponível no Google Docs.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895