Mutirão de mulheres cria decoração com material reciclado em Uruguaiana
capa

Mutirão de mulheres cria decoração com material reciclado em Uruguaiana

Integrantes da oficina de artesanato promovem a recuperação de materiais descartados de forma irregular em áreas habitacionais periféricas

Por
Fred Marcovici

O prefeito Ronnie Mello acompanhou a ação do grupo de mulheres

publicidade

Vinte moradoras de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, utilizaram a criatividade para tornar um dos acessos à Uruguaiana mais lúdico. As mulheres realizaram, durante a semana, o trabalho de decoração e melhorias no trevo de acesso à cidade pela BR 472, sentido Uruguaiana – Itaqui.

O mutirão, composto por integrantes de uma oficina de artesanato com pneus, ministrada por um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), promove a recuperação de materiais descartados de forma irregular em áreas habitacionais periféricas, tais como pneus, câmaras, borracha, tecidos e ferro. Parte do material utilizado também é doada por oficinas, borracharias e empresas parceiras do projeto.

Conforme a líder do movimento das artesãs, Angélica Moura, o objetivo do projeto é embelezar a entrada da cidade reutilizando materiais que não teriam mais utilidade. Além disso, são oportunizadas atividades culturais aos participantes. “Temos colegas que relatam terem vencido a depressão participando da oficina”, salienta. “É uma excelente atividade para exercitar a mente e criatividade”, afirma. “No ano que vem pretendemos levar a oficina de artesanato para outros centros de referência, visando contemplar um número maior de pessoas”, completa.

O prefeito Ronnie Mello esteve acompanhando a ação do grupo. “Somente a atitude das mulheres em se disponibilizarem a contribuir com os espaços públicos já seria louvável, mas além de revitalizarem o entorno, elas estão trazendo arte aliada ao conceito ambiental de reutilização e reciclagem de materiais”, concluiu.