Mutirão garante recuperação de residências afetadas pelo temporal em Crissiumal

Mutirão garante recuperação de residências afetadas pelo temporal em Crissiumal

Aulas nas escolas municipais e estaduais serão retomadas na próxima semana

Agostinho Piovesan

Moradores trabalham na recuperação das casas nesta quinta-feira

publicidade

Centenas de pessoas, entre funcionários municipais e voluntários, trabalham na recuperação do telhado das 2,5 mil residências de Crissiumal atingidas pelo vendaval ocorrido na madrugada de ontem. O município chegou a divulgar que 3 mil casas haviam sido afetadas, mas o número foi atualizado após finalizar o levantamento. Nesta quinta-feira, com tempo bom, um mutirão atua para cobrir as residências e órgãos públicos afetados pelo temporal que causou pânico e destruição na cidade de 12 mil habitantes da região Noroeste do Estado.

O prefeito Roberto Bergmann disse que a maioria das casas ainda está protegida com lonas. “Conforme chegam as telhas de fibrocimento, muitas doadas por empresas, os telhados das casas são recuperados.” Bergmann afirmou que está surpreendido com a solidariedade dos moradores locais e de pessoas, prefeitos e empresas da região que auxiliam Crissiumal neste momento difícil. “A gente nota que a solidariedade existe na prática e isso chega a ser emocionante e conforta especialmente os moradores com menor poder aquisitivo e que foram atingidas pelo temporal.”



O chefe do Executivo informou que as aulas nas escolas municipais e estaduais devem ser retomadas somente na próxima segunda-feira, pois os estabelecimentos de ensino sofreram danos e as estruturas estão sendo recuperadas. Os danos ainda estão sendo contabilizados a fim de conhecer com mais precisão o prejuízo causado na cidade e para 300 moradores da zona rural, que também foram prejudicados. Na zona rural também é realizado levantamento das perdas nas lavouras de milho, trigo e pastagens. As localidades mais afetadas foram Esquina Uruguai, Zona Grun, Lajeado Crissiumal, Linha Seca, Cabeceira do São Vicente.

A presidente do Lar dos Idosos de Crissiumal, Jacinta da Costa, informou que 31 idosos foram alojados nas dependências do Seminário São Miguel. Outra idosa está internada no Hospital de Caridade. Jacinta da Costa informou que voluntários auxiliaram na recomposição da cobertura provisória da instituição, com doação de lonas e telhas e no trabalho de limpeza. Três contas bancárias foram abertas (no Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi) para receber doações para os moradores do município afetados pelo temporal.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895