Não há mais desabrigados em Igrejinha após recuo do Rio Paranhana
Água que atingiu 5,7 metros recuou para a marca de 2,16 no município
publicidade
Após ter alcançado a marca de 5,7 metros, o Rio Paranhana retornou ao leito nesta segunda-feira. O nível da água teve queda de mais de três metros, recuando, próximo ao meio-dia, para 2,16. A marca é abaixo da cota de inundação, que é 3,8 metros.
Em Igrejinha, foi registrado acúmulo de 123 milímetros de chuva em 24 horas. De acordo com a gestão municipal, todas as 58 pessoas que precisaram sair de casa já retornaram e não há mais desabrigados na cidade.
As áreas mais afetadas pela cheia foram os bairros Cohab, Morada Verde e Garibaldi. O último local registou 116 milímetros de chuva.
De acordo com o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, a cheia não afetou o comércio do município, ao contrário do que ocorreu no início de maio. No episódio anterior, a água atingiu 80% da cidade é aproximadamente 5 mil moradores saíram de casa.
“Dessa vez, não houve estabelecimentos fechados em Igrejinha. Seguimos monitorando o rio, ao mesmo tempo em que vamos retomar a operação de limpeza das águas. A rotina da cidade não foi alterada”, disse o prefeito de Igrejinha.
A coordenadora municipal da Defesa Civil, Alessandra Azambuja, explica o Paranhana tem por característica registar cheias abruptas e reduções na mesma velocidade. “É um rio que sobe de maneira abrupta e violenta. A capacidade destrutiva é muito alta. De igual forma, a água também volta ao leito com rapidez”, disse.