Nível do Guaíba fica abaixo de 4m pela primeira vez em 18 dias

Nível do Guaíba fica abaixo de 4m pela primeira vez em 18 dias

Cota medida no Cais Mauá chegou a 3,91m

Correio do Povo

Centro de Porto Alegre após recuo das águas do Guaíba

publicidade

O nível do Guaíba ficou abaixo dos 4m pela primeira vez em 18 dias nesta quarta-feira. A cota medida no Cais Mauá, no Centro de Porto Alegre, amanheceu em 3,91m.

A informação foi obtida às 5h15min por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA).

O número ainda segue acima da cota de alerta, que é 2,5m, e também superior à cota de inundação: 3m.

O recuo das águas do Guaíba revelou no Centro de Porto Alegre um cenário de lodo e sujeira. Carros que foram abandonados durante a enchente voltaram a aparecer, mas cheios de barro.

Apesar da diminuição considerável do rio, há ainda pontos da Capital que seguem alagados. Ainda assim, o processo de limpeza já começou, com moradores retornando para suas residências, enquanto em outros locais comerciantes tentam recuperar o espaço para receber clientes nas próximas semanas.

Veja Também

Atenção com o tempo

A quarta-feira no Rio Grande do Sul será de tempo radicalmente distinto nas regiões gaúchas em meio a persistência das águas do Guaíba em Porto Alegre. Uma frente fria se organiza no Oeste e no Sul gaúcho com chuva ao longo do dia nesta quarta.

Conforme a MetSul, a chuva será moderada a forte com raios e acumulados altos de precipitação em diversas localidades das duas regiões. No restante do Estado, incluindo Porto Alegre e Região Metropolitana, a quarta-feira terá sol e nuvens. Pode chover à noite em alguns pontos do Centro do estado e do Noroeste.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895