Nível do Guaíba já alaga casas na região das Ilhas, em Porto Alegre

Nível do Guaíba já alaga casas na região das Ilhas, em Porto Alegre

Defesa Civil municipal emitiu alerta de inundações após enxurradas no Vale do Taquari

Correio do Povo

Nível do Guaíba segue tendência de aumento

publicidade

O volume de água que atingiu o Vale do Taquari e escoa pelo rio Jacuí segue elevando o nível do Guaíba, em Porto Alegre. Na manhã desta quinta-feira, casas na região do Arquipélago já reportavam alagamentos.

Na Ilha Grande dos Marinheiros, moradores como o porteiro Felipe Lopes Alves, 27 anos, e a recicladora Liciane Pereira dos Santos, 38 anos, relatam que a água já invadiu casas, chegando a aproximadamente 50 centímetros na rua Nossa Senhora Aparecida.

Por volta das 6h desta quinta-feira, a medição do nível do Guaíba indicava 2,37 metros. A cota de cheia é de 1,80 metro. Acima de 3 metros as águas do Guaíba transbordam na região do Centro de Porto Alegre, no Cais Mauá.

Foto: Mauro Schaefer

A tendência é de elevação. A Defesa Civil Municipal emitiu alerta para a possibilidade de inundações nas regiões ribeirinhas de Porto Alegre, especialmente no Bairro Arquipélago e na Zona Sul, em decorrência dos grandes volumes hídricos que escoam do sistema Jacuí/Taquari. Segundo o órgão, o alerta se estende até sábado.

A Defesa Civil pede que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro e, no caso de habitar imóveis em áreas de risco sujeitas a inundações, a orientação é buscar auxílio e abrigo temporário junto a familiares ou nas estruturas disponibilizadas pela prefeitura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895