Nível do Rio dos Sinos começa a baixar e traz alento aos moradores das áreas ribeirinhas

Nível do Rio dos Sinos começa a baixar e traz alento aos moradores das áreas ribeirinhas

Régua de captação marcava 7,2 metros em São Lepoldo

Fernanda Bassôa

publicidade

O nível do Rio dos Sinos começou a baixar lentamente desde a noite de segunda-feira (19). Por volta das 21h30min de ontem a régua de captação do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), em São Leopoldo, marcava 7,35 metros e às 8h30min desta terça-feira (20) já registrava 7,2 metros. 

Entretanto, ainda na noite de segunda-feira, os moradores e motoristas foram surpreendidos com a invasão de água sobre a pista da Avenida Dom João Becker, onde fica localizado o ginásio Celso Morbach, que abriga centenas de moradores desabrigados. De acordo com a Prefeitura leopoldense, a inundação da pista ocorreu por conta do dreno das piscinas da Sociedade Orpheu, localizadas próxima ao Rio dos Sinos.

"Já é um problema antigo e já judicializado. Deveria ser instalado no local um sistema de comporta que fechasse de forma automática quando o rio chega a um determinado nível, deste modo, acaba entrando a água do rio para as piscinas e desaguando no entorno”, destaca o diretor geral do Semae, Geison Freitas. Situações semelhantes ocorreram nos anos de 2008 e 2013. A direção do local já foi notificada e as medidas administrativas necessárias já encaminhadas. 

Diante do ocorrido, de forma imediata a Guarda Civil Municipal acionou o Corpo de Bombeiros Militares que juntamente com o proprietário, em vistoria ao local confirmaram o problema, próximo das 23 horas a pista da Av. Dom João Becker, já estava totalmente liberada.

A Prefeitura também alerta e repudia de forma veemente o volume de notícias falsas que rapidamente circulam na internet que em nada contribuem com o momento que a cidade vive, onde milhares de pessoas se somam em doações e solidariedade nesta retomada após o ciclone que abarcou sob São Leopoldo. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895