Nível do Rio Jacuí segue em elevação e atinge cota de inundação na Região Carbonífera

Nível do Rio Jacuí segue em elevação e atinge cota de inundação na Região Carbonífera

Os pontos com medições mais alarmantes registradas foram em Triunfo e Charqueadas, onde famílias seguem desabrigadas

Rodrigo Thiel

publicidade

Mesmo com a volta do tempo estável na Região Carbonífera, o nível do Rio Jacuí está subindo conforme as medições realizadas pela Defesa Civil nesta quarta-feira. Em Triunfo e Charqueadas, o nível do rio atingiu a cota de inundações e já alerta famílias de regiões mais baixas pelo risco de uma nova enchente.

Em ambos municípios, as medições mais recentes são do início da tarde de hoje e dão conta de que o Rio Jacuí está com 5,14 metros. Segundo a Defesa Civil de Triunfo, o leito está subindo 2 cm por hora, muito em função do acumulado de 22 milímetros de chuva registrado nesta terça-feira.

De acordo com a prefeitura, ainda há quatro famílias desabrigadas, totalizando 21 pessoas. Desde a enchente da última semana, estes moradores ainda não conseguiram retornar para suas casas.

Já em Charqueadas, três famílias atingidas seguem atendidas pela Prefeitura no Campo Municipal. A Defesa Civil monitora ainda outras 40 famílias que residem em áreas de risco.

Rio está com mais de 8 metros em General Câmara

A medição do Rio Jacuí mais alta realizada nesta quarta-feira foi em General Câmara, onde o leito estava em 8,08 metros no início da manhã. Entretanto, segundo a Defesa Civil, não há cota de inundação, apenas nível de atenção no município. Além disso, não há no momento nenhuma família desabrigada e os principais estragos foram as perdas na lavoura.

Em São Jerônimo, a Defesa Civil comunicou estar em alerta e monitorando as áreas de risco em função do leito do rio que está subindo cerca de 1 cm por hora. Até o momento, não há registro de famílias desabrigadas no município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895