Número de ausências em consultas preocupa o setor da Saúde de Vera Cruz

Número de ausências em consultas preocupa o setor da Saúde de Vera Cruz

O problema foi verificado pela coordenação da pasta em diversas áreas

Otto Tesche

publicidade

A ausência de pacientes a consultas marcadas previamente preocupa a Secretaria de Saúde de Vera Cruz. Enquanto usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aguardam para conseguir o agendamento com especialista, muitos dos que conseguem não comparecem e nem sequer informam a desistência ou o motivo da falta. O problema foi verificado pela coordenação da pasta em diversas áreas.

Entre as 236 consultas agendadas para ginecologia, 76 mulheres faltaram ao agendamento em agosto, no Espaço Mamãe Criança. Isso representa 32% de abstenção. “Pedimos encarecidamente para que as pessoas nos avisem quando não for possível o comparecimento, pois há fila de espera em quase todas as especialidades e a demora muitas vezes poderia ser menor para quem espera”, conclama a secretária Clair Tornquist.

O não comparecimento dos usuários não preocupa apenas em consultas. Nos serviços de referência, onde o agendamento é ainda mais complexo, as faltas também são registradas. Na área de neurologia (cirúrgica e clínica), onde a referência é Cachoeira do Sul, no mês de agosto, dos sete agendamentos, três não compareceram para a consulta, o que corresponde a 43% de abstenção.

Por outro lado, nas consultas do Posto Central não vêm ocorrendo faltas. Conforme a coordenadora de Núcleo Administrativo, Samia Nassere, o agendamento e a escala médica estão sendo semanais, o que facilita o comparecimento. A Secretaria de Saúde estuda uma forma de estimular o comparecimento nas consultas e reduzir o número de abstenções.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895