Número de casos de toxoplasmose sobe para 218 em Santa Maria

Número de casos de toxoplasmose sobe para 218 em Santa Maria

Mais de 792 casos foram notificados na cidade desde da semana passada

Correio do Povo

Número de casos de toxoplasmose sobe para 218 em Santa Maria

publicidade

Subiu de 176 para 218 o número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria, conforme foi divulgado no fim da tarde desta terça-feira pela prefeitura municipal. Segundo o boletim, 792 casos foram notificados, sendo que 617 ainda são considerados suspeitos. Desses, 70 já foram descartados e 319 seguem em investigação. Ainda de acordo com o documento, 20 dos exames confirmados são de grávidas.

• Fonte de contaminação de toxoplasmose deve ser local, diz chefe de saúde

A Prefeitura Municipal e o Governo do Estado têm trabalhado para dar assistência para comunidade de Santa Maria desde que foi confirmada o surto da doença. As grávidas são as mais vulneráveis a ser contaminadas pela toxoplasmose. Como medidas imediatas, foram comprados mais remédios – que estão sendo disponibilizados na Farmácia Central –, e uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) está na cidade para ajudar a encontrar a origem e a forma de contaminação.

• Toxoplasmose em grávidas pode causar cegueira e microcefalia em bebês

Na semana passada, foi confirmado um novo pacote de medidas para conter o surto de toxoplasmose que atingiu Santa Maria em abril. Desde então, duas mortes fetais em gestantes foram confirmadas com o diagnóstico de toxoplasmose aguda. Elas tinham 28 e 36 semanas de gravidez.

Um ambulatório específico foi aberto para exames oftalmológicos de pacientes suspeitos ou portadores da doença. Assim como credenciamento de laboratórios para a realização de exames e a busca, junto ao Ministério da Saúde, de mais medicamentos para tratar a doença.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895