Número de resgate de pessoas que estavam isoladas pelas cheias no Estado ultrapassa 20 mil

Número de resgate de pessoas que estavam isoladas pelas cheias no Estado ultrapassa 20 mil

Novo balanço divulgado pelo Governo Federal também indica que efetivo das Forças Armadas no RS aumentou para cerca de 900 pessoas

Correio do Povo

Final de semana foi marcado por resgates nas regiões afetadas pelas cheias no Estado

publicidade

O número de pessoas que estavam isoladas em função das cheias no Estado e foram resgatadas já passou da marca de 20 mil, de acordo com o balanço mais recente divulgado pelo Palácio do Planalto, no final da tarde deste domingo. Os trabalhos levam em conta as ações das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e voluntários.

O levantamento também indica que houve um acréscimo no contingente destinado pelas Forças Armadas para axiliar nos resgates, que agora envolve quase 900 pessoas, entre Exército, Marinha e Aeronáutica. O efetivo conta, ainda de acordo com o Governo Federal, com mais de 30 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas, 182 embarcações e 85 equipamentos de engenharia.

Desde o domingo, a Força Aérea Brasileira tem utilizado uma aeronave controlada de forma remota desde uma sala de controle localizada na reigão da Quarta Colônia, próximo a Santa Maria. A indicação da FAB é de que as pessoas em situação de resgate que avistarem o veículo deixem os abrigos e sinalizem de modo a serem identificadas para o posterior salvamento.

Além das forças nacionais, houve também um oferecimento de ajuda por parte do governo uruguaio, que disponibilizou um helicóptero, incluindo uma equipe de oito pessoas, para auxiliar nos resgates em solo gaúcho.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895