Na cidade de Eldorado do Sul aconteceu uma ação diferente, curiosa, mas carregada de empatia, carinho e solidariedade. A edição do Natal do Desempregado, que ocorre há alguns anos na cidade e é uma iniciativa do servidor público estadual, Fabiano Pires, beneficiou centenas de pessoas que atualmente se encontram for a do mercado de trabalho e tem dificuldades de presentear seus filhos durante as festas de fim de ano.
No local, pais e mães puderam escolher e levar de forma gratuita carrinhos, bolas, bonecas e jogos infantis, como uma das opções para agraciar seus filhos durante a ceia natalina. A ação do Natal do Desempregado aconteceu na avenida Frederico Warstat, entre os bairros Sans Souci e Progresso, justamente para atender ambas as localidades. De acordo com Pires, foram distribuídos cerca de 400 brinquedos e guloseimas.
"Foi emocionante, ver as crianças felizes e em especial os responsáveis, pais, mães e avós." O servidor conta que a ideia da ação surgiu da própria vivência. "Eu mesmo já passei por momentos difíceis, e como tenho três filhos, nem sempre foi possível no Natal presentear eles. Neste sentido, eu sigo trabalhando para ajudar as pessoas na questão do emprego. Hoje, eu agradeço pelas oportunidades que recebi e retribuo todos os dias ajudando as pessoas. Emprego traz dignidade para toda família."