Necessitando de doadores, Hemopel amplia horário de funcionamento

Necessitando de doadores, Hemopel amplia horário de funcionamento

Os estoques de sangue estão 70% abaixo do ideal

Angélica Silveira

publicidade

Os estoques do Hemocentro de Pelotas (Hemopoel), que atende a 24 municípios da região Sul e Campanha, além de três hospitais da cidade, aumentou o horário para o recebimento de doadores. Segundo a coordenadora do local, Gisele Pinto são necessários todos os tipos sanguíneos. “A média atual é de 40 doadores por dia, mas para estabilizar o estoque deveríamos ter o dobro de pessoas doando”, solicita.

Os estoques estão 70% abaixo do ideal. O atendimento é de segunda à sexta das 8h às 17h30, exceto na quarta-feira quanto as doações podem ser realizadas até ás 13h. “A nossa ideia é facilitar para que os doadores venham realizar a doação, aumentando o movimento e consequência o estoque que segue baixo”, relata.

No local estão sendo praticados todos os protocolos de segurança para que o doador não seja contaminado. Todo o processo de doação, que inclui um cadastramento, dura em torno de 30 minutos. “Para poder realizar a doação é necessário estar em boas condições de saúde, não possuir nenhum sintoma gripal, nem ter tido contato com pessoas comprovadamente contaminadas pela Covid-19”, ressalta. O Hemopel está localizado na avenida Bento Gonçalves, 4569.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895