"Noite no Centro Histórico" convida população a reconhecer raízes históricas de Rio Grande

"Noite no Centro Histórico" convida população a reconhecer raízes históricas de Rio Grande

Evento ocorre na quarta-feira, com atrações entre 18h e meia-noite

Angélica Silveira

publicidade

Nesta quarta-feira ocorre mais uma edição da Noite no Centro Histórico. Haverá diversas atividades, como abertura de museus, apresentações musicais, gastronomia e passeios de escuna. Todas as atrações acontecem entre 18h e meia-noite. O evento tem como objetivo reconhecer as raízes históricas do município, valorizar os artistas rio-grandinos, assim como a culinária local, que estará disponível nas dependências do Mercado Público - que estará aberto no mesmo horário da Noite no Centro Histórico. 

No primeiro momento, com início às 18h, ocorrerá a reinauguração do Largo Barbosa Coelho, em conjunto com a entrega dos  diplomas para os alunos do projeto “Jovens Educadores Patrimoniais”, cujo objetivo é promover e divulgar o patrimônio histórico e cultural do município, entre estudantes do 8º ano do ensino fundamental de escolas públicas.

Próximo ao Mercado Público, o passeio de escuna estará à disposição dos visitantes, com a oportunidade de ver a cidade iluminada a partir das águas. O passeio terá o custo de R$ 25 por pessoa. Os museus ao redor da Praça Xavier estarão abertos até a meia-noite para visitação. Entre eles, estão a Biblioteca Rio-grandense, o Museu da Cidade do Rio Grande, o Museu Oceanográfico e a Fototeca Municipal.

O lanchão Seival, que é uma réplica do barco que Giuseppe Garibaldi construiu para ir até Laguna na época da Revolução Farroupilha, estará aberto para visitação. Ele está atracado atrás do Mercado Público até esta quarta-feira. A iniciativa tem como objetivo promover estudos, discussões e debates sobre a história gaúcha, desenvolver o turismo e propiciar educação, cultura e lazer para as comunidades. As visitações são gratuitas e duram em média 20 minutos, podendo ser realizadas pela manhã ou à tarde, por grupos de 20 pessoas.

As escolas podem agendar pelo telefone (53) 99310991. Já as famílias não é necessário o agendamento, sendo realizada a visitação por ordem de chegada.

Na quarta-feira, os museus ao redor da Praça Xavier estarão abertos até a meia-noite para visitação. Entre eles, estão a Biblioteca Rio-grandense, o Museu da Cidade do Rio Grande, o Museu Oceanográfico e a Fototeca Municipal. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895