Nona edição do Festival Internacional de Teatro inicia nesta sexta-feira

Nona edição do Festival Internacional de Teatro inicia nesta sexta-feira

Evento é gratuito e conta com 30 atrações confirmadas

Fernanda Bassôa

Evento acontece anualmente no município

publicidade

Canoas recebe uma série de atividades culturais que integram a programação do Festival Internacional de Teatro (Festia), evento que acontece anualmente na cidade. A 9ª edição do evento acontece entre 23 de agosto a 1º de setembro. Com apresentações de teatro, música, poesia e arte, os integrantes do Grupo TIA (Teatro Ideia Ação) levam para as áreas centrais e também para a periferia dos bairros encenações de rua, de forma totalmente gratuita e descentralizada.

Um dos coordenadores do Festival e do TIA, Marcelo Militão, diz que neste ano um grupo do Uruguai e um artista nigeriano são as atrações estrangeiras. “Nossa intenção é fazer um diálogo entre as diversas culturas, uma espécie de intercâmbio. Já tivemos o prazer de receber artistas da França, do México e da Argentina, mas igualmente recebemos diversas pessoas da região metropolitana e do interior do Estado.”

Militão explica que nenhuma atividade é cobrada e que pelo menos 30 apresentações já estão confirmadas. “Teremos teatro popular, workshops, bate-papo e muitas outras atrações, todas realizadas na rua, aos olhos de todos. Espetáculos multiculturais com facilidade de acesso. Esse é nosso foco principal.” O Grupo TIA (Teatro Ideia Ação) desenvolve um trabalho continuado há 15 anos e no total já circulou por mais de 100 cidades e 10 estados brasileiros apresentando-se para um público superior a 500 mil pessoas. Atualmente, desenvolve seus estudos e trabalhos na sede pública intitulada de “Casa da Tia”, na Praça da Juventude Nelson Mandela, no bairro Guajuviras, em Canoas.

A abertura oficial do Festival acontece as 15 horas do dia 23 (sexta-feira), na Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro) e o último espetáculo do evento está marcado para as 16 horas de domingo (1º), no Parque Getúlio Vargas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895