Nova empresa de coleta de lixo começa a trabalhar nesta sexta em Novo Hamburgo

Nova empresa de coleta de lixo começa a trabalhar nesta sexta em Novo Hamburgo

Prefeitura rescindiu contrato com antiga prestadora de serviço

Correio do Povo

Após problemas em caminhões, coleta foi realizada parcialmente em Novo Hamburgo

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*Com informações da repórter Stephany Sander

A prefeitura de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, rescindiu contrato, na tarde de quinta-feira, com a empresa responsável pela coleta de lixo, após o serviço não ser realizado e os resíduos se acumularem nas ruas da cidade. A decisão foi da prefeita Fatima Daudt.

A nova empresa será a Mecanicapina Limpeza Urbana, terceira colocada na última licitação realizada em 2015. Ainda nessa sexta-feira a Mecanicapina já começa a trabalhar, susbstituindo a Ecopav, que prestava o serviço desde novembro de 2016.

O contrato é emergencial e terá validade até a definição da vencedora da nova licitação que está em andamento. A expectativa é que nos próximos dias a coleta seja normalizada em todo o município. O serviço ficou comprometido durante o feriadão de Natal onde quatro, dos sete caminhões que recolhem o lixo estragaram.

Quatro anos de problemas


Há pelo menos quatro anos, Novo Hamburgo tem enfrentado problemas com a coleta do lixo. Neste período, ao menos sete empresas já prestaram o serviço, a maioria contratada em caráter emergencial. Outro impasse é a licitação, que é aguardada desde que o contrato com a empresa Vega terminou em fevereiro de 2014. Desde então, a coleta de lixo é feita apenas com contratos temporários.

De março de 2014 a outobro de 2015, foram firmados contratos emergenciais com três empresas diferentes. Já em novembro de 2015, a ART Construtora, Consultoria e Serviços LTDA venceu o edital 1 da limpeza pública e assumiu o serviço.

Quase um ano depois, em outubro de 2016, funcionários da ART protestaram contra o atraso de salários. O contrato foi cancelado e a prefeitura firmou acordo com a Urban Serviços e Transportes. Mais uma vez, houve problemas e a empresa desistiu de prestar o serviço.

Em novo contrato, a Ecopav Contrução e Soluções se responsabilizou pela coleta de lixo. O serviço iniciou em novembro de 2016. No mês seguinte, moradores já reclamavam da precariedade da coleta. Em janeiro de 2017, os garis protestaram contra atraso dos salários e o serviço ficou prejudicado. Contudo, em maio o contrato emergencial com a Ecopav foi prorrogado e a prefeitura lançou novo edital, que foi suspenso no mesmo mês para "adequações jurídicas".

Em dezembro de 2017, trabalhadores alegam não estar recebendo os salários e a coleta é realizada parcialmente. Após tentativas de normalizar o serviço, a prefeitura rompe o contrato com a Ecopav e realiza mais uma contratação em caráter emergencial com a Mecanicapina Limpeza Urbana.

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