Nova estação ampliará segurança em aeroporto de Santo Ângelo
capa

Nova estação ampliará segurança em aeroporto de Santo Ângelo

Testes começam na próxima semana e operação deve iniciar ainda este ano

Por
Correio do Povo

publicidade

O Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, terá uma nova Estação Meteorológica de Superfície Automática. O testes começam na próxima semana, e a operação está prevista para se iniciar ainda neste ano. O investimento, de R$ 1,7 milhão, proporcionará mais segurança para pilotos e passageiros e vai otimizar o conhecimento sobre as condições do aeroporto.

O instrumento possibilita ainda a ligação remota das luzes da pista de pouso e decolagem. “Hoje, a comunicação se dá por sistema de rádio. Com a estação, através de uma frequência, o piloto terá acesso às informações das condições climáticas e de visibilidade em tempo real”, diz o secretário municipal da Indústria e Comércio, João Baptista Santos da Silva. Ele destaca que a estação será usada também para aeronaves que partem de outros destinos e sobrevoam a região, podendo eventualmente necessitar de pouso de emergência. Os recursos são da Secretaria Nacional da Aviação Civil e do Estado. Segundo o secretário, dez aeroportos regionais do Brasil receberam a estação, que tem tecnologia de ponta.

O Sepé Tiaraju opera voos da Azul para Porto Alegre, nas segundas-feiras, quartas, sextas e domingos, com aeronaves de até 72 lugares. A previsão é ter mais para 2019, aos sábados.

O prefeito Jacques Barbosa esteve nesta semana em Brasília para articular a abertura de licitação para obras do novo terminal de passageiros e pista para estacionamento e manobra de aviões. Os serviços, de R$ 44 milhões, permitirão pouso e decolagens de mais de uma aeronave ao mesmo tempo. A previsão de início das obras é para 2019, com finalização em 2022.