Nova etapa de testagem para Covid-19 inicia nesta segunda em Erechim

Nova etapa de testagem para Covid-19 inicia nesta segunda em Erechim

Serão aplicados dois mil testes rápidos, de 14 a 18 de setembro, na cidade

Agostinho Piovesan

Prefeitura realizará mais uma etapa do Projeto Testa Erechim na próxima semana

publicidade

Com o objetivo de verificar a atual situação de circulação do coronavírus no município, a prefeitura de Erechim, através da secretaria de Saúde, realizará mais uma etapa do Projeto Testa Erechim. Serão aplicados dois mil testes rápidos, de 14 a 18 de setembro, na cidade.

Segundo a administração municipal, as equipes de trabalho da secretaria da Saúde terão o apoio de professores da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e acadêmicos da Universidade Regional Integrada (URI). A cidade foi dividida em 134 microáreas e a escolha dos domicílios é aleatória, feita por sorteio. São 23 pontos da região central e 111 em outras áreas vinculadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS`S).

A coleta das amostras não é direcionada a nenhum grupo específico contemplando diferentes perfis de cidadãos. A pasta da Saúde  informou que o resultado dos testes IgG/IgM  vai permitir conhecer mais detalhadamente o comportamento do vírus e dar suporte para a tomada de decisões, a fim de conduzir da melhor maneira possível as ações de enfrentamento e combate à Covid-19.

No 1º Testa Erechim, realizado nos bairros de maior incidência do vírus, foram registrados 358 casos positivos e 1.632 resultados Negativos. O percentual de assintomáticos foi de 86 por cento. Dos testes realizado 62,2 por cento  eram mulheres. Os assintomáticos somaram 86 por cento.  

Desinfecção

Nesta semana a Defesa Civil de Erechim deu continuidade ao trabalho de desinfecção  em locais de maior circulação de pessoas. As equipes atuaram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Hospital Santa Mônica, Centro do Câncer, Hospital de Caridade e Terminal Rodoviário Urbano.

Segundo a coordenação da defesa Civil do município, desde março vem sendo realizadas ações de desinfecção, tendo por objetivo evitar a disseminação do Covid-19.

Números

Erechim já realizou um total de 14.687 testes. Os confirmados somam 2.038, recuperados 1.894 e monitorados 456. A cidade contabiliza 14 óbitos. Estão hospitalizados pelo Covid-19 24 pacientes, 16 de Erechim e 8 de outras cidades.  


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895