Nova gestão já aplicou R$ 3,2 milhões em melhorias na Carris

Nova gestão já aplicou R$ 3,2 milhões em melhorias na Carris

Ações emergenciais garantiram a recuperação de 31 veículos que estavam parados e dobrar a frota com ar-condicionado funcionando

Correio do Povo

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Com foco na melhoria da operação e da qualidade do serviço de transporte de passageiros oferecido pela Carris, a nova gestão implantou uma série de medidas e melhorias que já estão impactando nos números e na percepção dos usuários. Neste primeiro mês de trabalho, houve redução das viagens perdidas - o que representou um aumento médio de 213 viagens por dia nas linhas da companhia. As reclamações de usuários recebidas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa despencaram de 623 nas primeiras 3 semanas de janeiro, para 210 no mesmo período de fevereiro.

Em 30 dias, foram realizados investimentos na compra de peças de alta qualidade, ferramentas, em 2 novos veículos de apoio e revitalização da frota existente (carros usados para outros serviços que não o transporte de passageiros), além da reforma da infraestrutura predial, o que melhorou o ambiente de trabalho, e renovação da infraestrutura de TI. Os custos do primeiro mês sob gestão privada incluem também a contratação de mão de obra terceirizada e pagamento de horas extras para acelerar os serviços de recuperação dos veículos, adequação da estufa de pintura e correções necessárias para estar em conformidade com a legislação ambiental. O total aplicado nessas e outras ações foi de R$ 3,2 milhões.

“Concentramos os esforços, nesse primeiro momento, em consertar veículos que estavam parados ou que davam muitos problemas mecânicos”, explica o diretor-presidente da Carris, Leonel David Bortoncello. Segundo o executivo, a empresa capacitou os mecânicos com um consultor técnico para revisão dos procedimentos de manutenção, implantou métodos com foco na agilidade no processo de compra e investiu em peças, motores e equipamentos de alto nível de qualidade. “Conseguimos recuperar 31 ônibus que não saíam da garagem, e agora os veículos estão rodando com mais segurança até o final das viagens.”

Mais conforto

O levantamento do primeiro mês sob nova gestão, mostra que a efetividade — ou seja, o percentual de viagens cumpridas até o final — subiu para 98%. Outro destaque é o aumento de 70 para 143 ônibus com ar-condicionado funcionando. A expectativa é atingir 95% frota com ar até o final deste ano.

Para melhorar o conforto dos usuários, também foi feita a revisão e o conserto da estrutura da bancada e estofados de 38 ônibus, a limpeza dos filtros de ar-condicionado com tecnologia bactericida em 40 veículos, limpeza e desinsetização da frota.

Ônibus novos

A menor perda de viagens e o cumprimento das tabelas horárias devem ser reforçados a partir da compra de 62 novos ônibus, sendo seis deles articulados. Desse montante, 56 devem chegar até maio deste ano. O investimento será de R$ 65 milhões. Para Bortoncello, o compromisso da nova gestão é melhorar a qualidade e retomar a confiabilidade do serviço. “Ainda há muito trabalho a ser feito a fim de buscar a excelência que o passageiro espera. Mas nossas medidas já estão tendo um impacto positivo para o usuário”, conclui.


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DESDE 1º DE OUTUBRO 1895