Nova Palma registra casas alagadas após chuvas

Nova Palma registra casas alagadas após chuvas

Muro de uma das residências caiu, segundo Defesa Civil Estadual

Correio do Povo

Prefeitura iniciou trabalhos temporários para reparar estradas do interior atingidas pela chuvarada

publicidade

O município de Nova Palma, no Centro do Rio Grande do Sul, registra diferentes transtornos após a forte chuva entre a segunda-feira e hoje, conforme informações da Defesa Civil Estadual. Os problemas incluem o alagamento de residências, e o muro de uma das casas desabou.

Além disso, foi reportado um movimento de massa na encosta do Cerro da Gruta, onde está sendo feita terraplanagem para colocação de asfalto. Não foram registradas vítimas. As estradas no entorno ainda estão trafegáveis, segundo o órgão.

A Defesa Civil aponta que Nova Palma é por enquanto o único município gaúcho a informar danos mais significativos em decorrência do último episódio de chuva mais forte. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) destaca que o acumulado de precipitação na cidade chegou a 188,6 mm.

Segundo o prefeito de Nova Palma, André Luiz Rossato, os estragos ocorreram em algumas casas construídas abaixo do nível da rua e na cabeceira de uma ponte, que foi levemente danificada, mas já foi reparada pela secretaria de obras do município nesta terça-feira. Não chegou a ocorrer alagamentos no entorno do córrego Portela, que cruza a cidade. O trânsito está fluindo normalmente na cidade.

Ainda de acordo com o prefeito, a maior preocupação agora é retirar entulhos e liberar o trânsito nas estradas da área rural, pois a colheita da soja se inicia dentro de um mês. Rossato prevê de dois a dois meses e meio para a conclusão de todos os reparos nas estradas do interior, se o tempo colaborar. “A solução temporária para 3 dias, que já estamos fazendo, é uma passada de patrola”, explicou.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895