A Defesa Civil de Nova Santa Rita segue monitorando de forma permanente a situação das chuvas no município. Nas últimas 12 horas, foram registrados 68 milímetros de precipitação, sendo 35 milímetros concentrados em apenas uma hora, evidenciando a intensidade do evento climático.
As equipes seguem acompanhando a evolução das condições meteorológicas ao longo dos próximos dias, especialmente em razão da previsão de novas chuvas para a região. Conforme a última atualização da manhã desta terça-feira o Rio Caí está com 2,95m e o Rio dos Sinos com 1,59m. A orientação é para que a população permaneça atenta aos avisos oficiais e evite transitar por áreas alagadas ou com risco de queda de árvores.
Apesar do elevado volume de chuva, o município registrou apenas alagamentos pontuais em algumas áreas urbanas, além da queda de duas árvores, uma delas sobre o muro de uma residência, no bairro Floresta. A ocorrência foi atendida pelas equipes competentes e não houve registro de feridos. O prefeito Rodrigo Battistella destacou que o trabalho preventivo desenvolvido pelo município tem sido fundamental para minimizar os impactos das chuvas.
"Estamos acompanhando a situação minuto a minuto e mantendo toda a estrutura da Prefeitura mobilizada. Felizmente, até o momento, registramos apenas ocorrências pontuais, mas seguimos atentos porque a previsão indica a continuidade das chuvas. Nossa prioridade é garantir a segurança da população e agir com rapidez sempre que necessário."
O coordenador da Defesa Civil de Nova Santa Rita, Tiago Chuaste, reforçou que o monitoramento permanece ininterrupto e orientou a população a manter-se atenta aos comunicados oficiais. "As equipes seguem de prontidão 24 horas por dia, monitorando o comportamento dos rios e atendendo as ocorrências registradas no município."
- Chuva provoca transtornos no interior de Colorado, no Alto Jacuí
- Acima da cota de inundação, Sinos apresenta elevação gradual no trecho de São Leopoldo devido às chuvas
- Em Cachoeirinha, chuva de granizo provoca o destelhamento de 10 residências e queda de árvores
- Temporal deixa 200 casas atingidas e 30 desalojados em Não-Me-Toque