Nove municípios da região Sul assinam parceria com o Seja Digital

Nove municípios da região Sul assinam parceria com o Seja Digital

Sinal analógico nas cidades será desligado no próximo dia 28 de novembro

Angélica Silveira

Diretora nacional de comunicação do Seja Digital, Patrícia Abreu explicou a iniciativa

publicidade

Na manhã desta segunda-feira, representantes de nove cidades da região Sul firmaram parceria com o Seja Digital, entidade administradora da digitalização do sinal de televisão no Brasil. A parceria foi firmada em reunião na Prefeitura de Pelotas. Nas cidades de Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, São Lourenço do Sul e Turuçu o sinal analógico será desligado no próximo dia 28 de novembro. Após esta data, os sinais da televisão aberta serão transmitidos exclusivamente em sinal digital.

A parceria com as prefeituras prevê a capacitação de servidores para atuarem como multiplicadores do processo de migração do sinal de televisão. A diretora nacional de comunicação do Seja Digital, Patrícia Abreu, explicou a transição dos sinais de TV para 4G. Ela esclareceu que o trabalho envolve suporte didático, campanhas de comunicação além da distribuição dos kits as famílias inscritas em programas sociais do governo. “O sinal analógico será usado para melhorar a Internet. As faixas analógicas serão utilizadas por companhia de telefonia celular”, diz. Os interessados em adquirir o kit de instalação gratuito devem ser beneficiários de programas sociais e podem agendar a entrega pelo telefone 147.

Para a região são destinados 42 mil kits (com antena externa, conversor, controle e cabos). Destes, 25 mil ainda precisam ser retirados. “Sabemos o quanto é importante a tv aberta na vida do brasileiro e queremos ser inclusivos. Só é desligado o analógico quando 90% dos domicílios possuem sinal digital”, diz. O presidente da Azonasul e prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter, solicitou que todos os municípios facilitem o acesso daqueles que possuem o direito de receber o kit. “Em São Lourenço do Sul ultrapassamos 70% de kits entregues. Que as outras cidades facilitem o acesso das pessoas sem custo”, relatou. Para a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, a chegada do sinal digital é uma transformação positiva para trazer qualidade para a comunicação. “Firmamos o compromisso dos kits chegarem com brevidade aos mais carentes. Fica o nosso compromisso de fazer o trabalho de inclusão”, concluiu.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895