Novo gestor da Samu de Guaíba será selecionado por licitação

Novo gestor da Samu de Guaíba será selecionado por licitação

Secretário da Saúde deve promover alterações na administração e estrutura dos serviços

Fernanda Bassôa

Secretaria de Saúde volta a funcionar dentro do Pronto Atendimento

publicidade

Está sendo elaborado pela equipe técnica da Prefeitura de Guaíba um novo processo de licitação para agilizar a contratação de empresa que fará a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O novo secretário municipal de Saúde, Jocir Panazzolo, que assumiu as atividades há um mês, informou que, ao analisar os contratos vigentes, verificou inconsistências. Isso motivou, segundo ele, a abertura de processo administrativo e a rescisão do contrato.

“Por se tratar de um serviço essencial à população, foi realizada uma contratação emergencial, com vigência máxima de 180 dias.” A nova prestadora de serviços atua na cidade desde o dia 25 de junho. Entre as inconsistências, explica Panazzolo, estão problemas na manutenção de dois veículos que estavam parados em oficinas havia mais de 30 dias. “Dos três veículos que deveriam estar atendendo a comunidade, apenas um estava em funcionamento.” Outra mudança determinada foi a migração da base do Samu para dentro do Pronto Atendimento Dr. Solon Tavares, encerrando o contrato de locação da antiga sede.

“Essa medida, além de oferecer mais agilidade aos chamados, também proporciona mais economia aos cofres públicos, que chega a R$ 4 mil por mês e R$ 50 mil ao ano.” A Secretaria de Saúde também será transferida para o Pronto Atendimento.

O Grupo Gamp informou que o Edital de Chamamento Público para contratação aponta o município como responsável pela disponibilização de quatro unidades móveis em boas condições de uso e equipadas conforme legislação do Ministério da Saúde. A organização destaca que manteve o patrimônio nas condições em que o recebeu, investiu nas devidas manutenções e que jamais paralisou os serviços. O grupo informa ainda que, após avaliação, entrou em acordo com a prefeitura, encerrando sua administração do Samu.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895