Novo Hamburgo assina convênio para bilhetagem eletrônica em ônibus

Novo Hamburgo assina convênio para bilhetagem eletrônica em ônibus

Comur terá 180 dias para a implantação e início do novo sistema

Fernanda Bassôa

publicidade

A Prefeitura de Novo Hamburgo assinou convênio com a Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) para implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) no transporte coletivo municipal. A Comur terá 180 dias para a implantação e início do novo sistema. “Estamos dando um importante passo para qualificar o serviço de ônibus na cidade, facilitando a compra de passagens e o acompanhamento dos ônibus por parte dos usuários”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt. O Sistema de Bilhetagem Eletrônica é composto de um conjunto de equipamentos, softwares, hardwares, dados, serviços, instalações e informações voltados para a gestão e fiscalização dos serviços de transporte público, em especial a cobrança eletrônica de tarifa.

“Com este novo sistema, a prefeitura pretende trazer mais transparência e confiabilidade ao transporte coletivo”, acrescenta a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira. A expectativa é concluir a licitação do transporte coletivo no município paralelamente à bilhetagem eletrônica. O município ainda aguarda parecer final do Tribunal de Contas. A Comur irá utilizar recursos próprios para o desenvolvimento da bilhetagem eletrônica. Entre as novidades está a implantação de um aplicativo que irá permitir aos usuários acompanhar em tempo real a localização dos ônibus.

“Com isso, a pessoa poderá ir até a parada minutos antes da chegada do ônibus”, exemplifica a secretária. Outra possibilidade será a integração tarifária entre as linhas urbanas e também com a Trensurb e inclusive linhas metropolitanas. Ao longo do tempo, a Comur também poderá estabelecer vários pontos de compra de passagens, eliminando o uso de dinheiro nos ônibus.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895