Novo Hamburgo instala equipamentos para monitoramento do trânsito

Novo Hamburgo instala equipamentos para monitoramento do trânsito

Foco da ação é a prevenção de acidentes

Stephany Sander

Trechos da avenida Vitor Hugo Kunz e da Estrada Germano Friedrich estão recebendo controladores de velocidade

publicidade

Moradores de Novo Hamburgo vem notando a instalação de equipamentos direcionados a monitorar o fluxo do trânsito em algumas vias da cidade. Trechos da avenida Vitor Hugo Kunz e a Estrada Germano Friedrich, estão recebendo controladores de velocidade, que segundo o secretário municipal de Segurança, general Roberto Jungthon, neste momento, irão funcionar em caráter experimental, por meio de testes. "Ninguém quer ver um familiar ou amigo acidentado por conta de imprudência no trânsito. Nosso foco é a prevenção de acidentes", afirma ele.

O trabalho tem gerado dúvidas entre a população e inclusive gerado o compartilhamento de notícias falsas, de que os radares irão multar condutores que trafegarem com excesso de velocidade. Porém, primeiramente, segundo Jungthon, para que o motorista seja multado por andar em velocidade acima do permitido, por força de lei, é imprescindível que o local esteja previamente sinalizado.

O secretário esclarece que o município, por meio de licitação, encarregou uma empresa de apresentar soluções tecnológicas para prevenção de acidentes em 50 pontos com maiores índices de acidentes em Novo Hamburgo, inclusive fazendo o uso de câmeras que integram o processo de cercamento eletrônico. "Esse procedimento licitatório se deu na modalidade registro de preço, o que significa que a administração pode, ou não, contratar um ou mais dos itens cujo preço foi registrado", afirma o secretário.

De acordo com a Diretoria de Trânsito, um desses equipamentos vai ser testado na capacidade de mensurar a velocidade dos veículos e outro vai analisar a eficácia em identificar avanço de sinal vermelho, por exemplo. "Isso não significa que ficarão nestes locais, o momento é de teste", diz o diretor de Trânsito, Eliseu Raimundo, ao ressaltar que serão utilizados veículos pré-determinados para esses testes e não os carros da população que circulam normalmente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895