Novo Hamburgo lança campanha "Cidade nos Trilhos"

Novo Hamburgo lança campanha "Cidade nos Trilhos"

Objetivo é conscientizar a população sobre o seu papel no combate ao trabalho infantil

Stephany Sander

Campanha foi lançada no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno

publicidade

A cidade de Novo Hamburgo lançou, na tarde desta quarta-feira, em uma atividade no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, a campanha “Cidade dos Trilhos”, com o objetivo de conscientizar a população sobre o seu papel no combate ao trabalho infantil, orientando e incentivando uma atuação ativa das pessoas no processo de fiscalização, integrando ainda, os seis municípios atendidos pelo Trensurb no combate ao trabalho infantil. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI Novo Hamburgo), em conjunto entre os municípios que compõem as linhas de trens da região Metropolitana: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

“Em uma abordagem com crianças e adolescentes, nos deparamos com vários relatos de crianças nas proximidades dos trens que trabalham vendendo balas e pedindo esmola, sempre sozinhos e sujeitos a todos os tipos de risco nas ruas, totalmente desprotegidos. O importante é que estaremos fortes, lutando pelos direitos de nossas crianças e adolescentes. O projeto foi nomeado como Cidade dos Trilhos, com a união das prefeituras e a parceria fundamental da Trensurb, que será muito importante”, ressalta a gerente de Média Complexidade da Diretoria de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Demari Kegler, sobre a segurança e bem-estar das crianças e adolescentes.

O secretário de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, Eliton Ávila, destacou a importância de engajar as famílias nos serviços do município. “Ressalto que essa é a primeira iniciativa de muitas. Eu acredito que a conscientização é um dos melhores mecanismos para combater o trabalho infantil. Percebemos que havia a ausência de sonho e de infância daquelas crianças, e muitos precisavam fazer aquelas ações para manter o sustento em casa. Não basta apenas responsabilizar as famílias, mas trazer as famílias para os nossos serviços, dialogar com os CRAS e CREAS, para construir de forma coletiva.”

As ações da campanha ocorrem com a orientação e incentivo da atuação ativa da comunidade no processo de fiscalização. Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, denuncie nos números (51) 99252-8039 (Conselho Tutelar de Novo Hamburgo), (51) 3228-6546 ou (51) 3228-6544 (Delegacia Regional do Trabalho), (61) 99656-5008 (WhatsApp Direitos Humanos) ou ainda pelo Disque 100.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895