Novo Hamburgo passa a contar com serviços odontológicos nas Unidades de Saúde da Família

Novo Hamburgo passa a contar com serviços odontológicos nas Unidades de Saúde da Família

Os atendimentos odontológicos já estão disponíveis nas unidades, mas ainda exclusivo para casos de urgência

Stephany Sander

A solenidade que marcou a entrega dos equipamentos por parte da Feevale foi realizada na USF Kraemer

publicidade

Entraram em operação na tarde de quinta-feira, os consultórios de serviços odontológicos nas Unidades de Saúde da Família (USF) Kraemer e Operário, em Novo Hamburgo. Através de uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Feevale, foram cedidos equipamentos para os espaços, que vão contar com atendimentos por meio de alunos do Curso de Odontologia da instituição, supervisionados por professores, a partir de agosto. Os novos aparelhos ampliam os consultórios que haviam sido instalados nas unidades, onde profissionais do município já iniciaram os atendimentos.

A solenidade que marcou a entrega dos equipamentos por parte da Feevale foi realizada na USF Kraemer com a presença da prefeita Fátima Daudt, do secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, do reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, e do presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, Marcelo Clark Alves. O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, destacou que a parceria possibilita um importante acréscimo nos atendimentos à comunidade. “Com isso, estamos viabilizando um serviço que era uma necessidade na comunidade. E viabilizou inclusive ao município ter também seu próprio profissional de odontologia nestas unidades," disse.

Os atendimentos odontológicos por parte de profissionais da rede já estão disponíveis nas duas unidades, mas ainda exclusivo para casos de urgência. Os atendimentos eletivos devem ser retomados nos próximos dias. Já os atendimentos por parte da Feevale serão iniciados na volta às aulas, em agosto. Na USF Kraemer foram cedidos três consultórios modelo S200 SF com mocho e um compressor, enquanto na USF Operário foram dois consultórios modelo S200 SF com mocho e um compressor.

Os tratamentos oferecidos, inicialmente, serão procedimentos como limpeza, restaurações e extrações simples. Quanto aos tratamentos mais complexos, o Departamento de Saúde Bucal do município sinaliza que ainda está sendo construída a referência e a contrarreferência entre as unidades de saúde e o ambulatório odontológico da Feevale. A coordenação dos atendimentos será de responsabilidade da Universidade, por meio da supervisão dos estágios, em consonância com os fluxos já estabelecidos pela USF.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895