Novo Hamburgo passa a utilizar gameterapia nos processos de reabilitação médica

Novo Hamburgo passa a utilizar gameterapia nos processos de reabilitação médica

Uso do videogame como ferramenta terapêutica já é difundido em outros países

Stephany Sander

Método pode ser usado em pacientes de diversas faixas etárias, desde crianças até idosos

publicidade

A cidade de Novo Hamburgo conta com uma novidade nos processos de reabilitação médica. Aplicada em pacientes que fazem tratamentos com terapeutas ocupacionais, a gameterapia também incentiva a atividade cerebral e foi utilizada pela primeira vez pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER). O uso do videogame como ferramenta terapêutica já é difundido em outros países e surgiu no Canadá em 2006, para tratar problemas emocionais e físicos. “Esta novidade nos tratamentos oferecidos pelo município reforça nosso compromisso com a constante busca da excelência e dos bons resultados. Vamos seguir sempre trabalhando para oferecer serviços de qualidade ao lado da tecnologia e das inovações”, afirma o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.

A terapeuta ocupacional Layana Alvez, responsável pela implantação do projeto no CER, explica que a gameterapia é uma prática complementar à terapia convencional que utiliza games para melhorar e desenvolver habilidades de pacientes no que se refere a demandas físicas, cognitivas, sociais e comportamentais. A proposta é despertar mais interesse e engajamento por parte dos pacientes através do entretenimento. Dessa forma, o foco sai da dor, das limitações e das dificuldades do paciente que passa a concentrar nas suas capacidades, facilitando o desenvolvimento e o alcance dos objetivos terapêuticos individuais. Segundo Layana, o método pode ser usado em pacientes de diversas faixas etárias, desde crianças até idosos. "Com isto, a equipe multidisciplinar terá bons resultados e assim poder avaliar e ter respostas sobre nossos pacientes durante o tratamento", complementa.

Inaugurado em abril de 2020, o CER já contabiliza quase 90 mil procedimentos, de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social, enfermagem e medicina. O centro está localizado na rua Dr. João Daniel Hillebrand, bairro Rondônia e atende pacientes de Novo Hamburgo e outras 42 cidades.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895