Novo Hamburgo recebe jovens cientistas para a Mostratec

Novo Hamburgo recebe jovens cientistas para a Mostratec

Mostra internacional teve 755 projetos inscritos de estudantes de 22 países

Stephany Sander

Estudantes de 22 países participam do evento

publicidade

Teve início nessa terça a feira de jovens cientistas da América Latina. Com 755 projetos inscritos, a 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) cresceu 4,8%, e tem sua maior edição ocorrendo nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, até a quinta-feira (25). Os trabalhos de pesquisa realizados por alunos do ensino médio e técnico, num total de 22 países, abrangem áreas como sustentabilidade, saúde, ciências, biologia, química, entre outros.

Paralelamente, ocorrem a 8ª Mostratec Júnior e a 4ª Mostratec Infantil, com trabalhos do ensino fundamental. “Estes jovens mostram o quanto podemos transformar o país através da educação", afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares, destacando que o MEC já garantiu verba de R$ 200 mil para o próximo ano. Rossieli anunciou ainda a contratação da empresa que fará a ampliação do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), em Novo Hamburgo. O ministério liberou R$ 1 milhão para a reforma do Bloco 4.  

Segundo o diretor da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, que organiza o evento, Ramon Hans, 40 mil visitantes são esperados. "Além da exposição das pesquisas, temos competição de robótica, olimpíadas de xadrez e atividades para que esses jovens interajam, proporcionando uma troca cultural", afirmou Hans. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895